Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/782 |
Resumo: | Reflexão sobre quais questões estão envolvidas e que são determinantes para o sucesso de um redesign de marca, por meio de um estudo de caso entre os logos antigos e atuais da Light e da CEDAE. Permeando assuntos como o papel desempenhado pela marca na relação produto-consumidor, os sistemas de identidade visual e a comunicação dos valores institucionais, como a personalidade de marca, e a importância do redesign para a vitalidade de uma marca, procura-se entender a complexidade desse processo e delimitar possíveis fatores essenciais para esse processo. Para tal, primeiramente, é feita uma análise individual de cada um dos logos da CEDAE e da Light; em seguida um comparativos entre o logo antigo e o novo de cada empresa e, por fim, um estudo sobre os métodos utilizados para o redesign e como esse inflei nos resultados. |
id |
UFRJ_0851933afe8d53970dfb644c784260fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/782 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Mayara Grünhäuserhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Vianna, Andréia de Resende Barretohttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Silva Júnior, Amaury Fernandes da2016-09-15T18:35:07Z2023-11-30T03:02:04Z2014-12-05NOGUEIRA, Mayara Grünhäuser . Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/782Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-26T17:51:08Z No. of bitstreams: 1 MNogueira.pdf: 2277395 bytes, checksum: 53b8f112df5b1c71713214f60d2f58a7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-15T18:35:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MNogueira.pdf: 2277395 bytes, checksum: 53b8f112df5b1c71713214f60d2f58a7 (MD5) Previous issue date: 2014-12-05Reflexão sobre quais questões estão envolvidas e que são determinantes para o sucesso de um redesign de marca, por meio de um estudo de caso entre os logos antigos e atuais da Light e da CEDAE. Permeando assuntos como o papel desempenhado pela marca na relação produto-consumidor, os sistemas de identidade visual e a comunicação dos valores institucionais, como a personalidade de marca, e a importância do redesign para a vitalidade de uma marca, procura-se entender a complexidade desse processo e delimitar possíveis fatores essenciais para esse processo. Para tal, primeiramente, é feita uma análise individual de cada um dos logos da CEDAE e da Light; em seguida um comparativos entre o logo antigo e o novo de cada empresa e, por fim, um estudo sobre os métodos utilizados para o redesign e como esse inflei nos resultados.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARedesignMarcas (Design)Identidade visualPublicidadeRegnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedaeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMGNogueira.pdfMGNogueira.pdfapplication/pdf1159372http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/782/3/MGNogueira.pdfcedc68549494b4a260baf69042dccf62MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/782/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTMGNogueira.pdf.txtMGNogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain102509http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/782/4/MGNogueira.pdf.txt366470597d8348c00f4fc7b49dc99248MD5411422/7822023-11-30 00:02:04.442oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
title |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
spellingShingle |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae Nogueira, Mayara Grünhäuser CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Redesign Marcas (Design) Identidade visual Publicidade |
title_short |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
title_full |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
title_fullStr |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
title_full_unstemmed |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
title_sort |
Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae |
author |
Nogueira, Mayara Grünhäuser |
author_facet |
Nogueira, Mayara Grünhäuser |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Mayara Grünhäuser |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vianna, Andréia de Resende Barreto |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7027082295975399 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Júnior, Amaury Fernandes da |
contributor_str_mv |
Vianna, Andréia de Resende Barreto Rett, Lucimara Silva Júnior, Amaury Fernandes da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Redesign Marcas (Design) Identidade visual Publicidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redesign Marcas (Design) Identidade visual Publicidade |
description |
Reflexão sobre quais questões estão envolvidas e que são determinantes para o sucesso de um redesign de marca, por meio de um estudo de caso entre os logos antigos e atuais da Light e da CEDAE. Permeando assuntos como o papel desempenhado pela marca na relação produto-consumidor, os sistemas de identidade visual e a comunicação dos valores institucionais, como a personalidade de marca, e a importância do redesign para a vitalidade de uma marca, procura-se entender a complexidade desse processo e delimitar possíveis fatores essenciais para esse processo. Para tal, primeiramente, é feita uma análise individual de cada um dos logos da CEDAE e da Light; em seguida um comparativos entre o logo antigo e o novo de cada empresa e, por fim, um estudo sobre os métodos utilizados para o redesign e como esse inflei nos resultados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-15T18:35:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Mayara Grünhäuser . Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/782 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Mayara Grünhäuser . Regnised: um estudo comparativo do redesign de marca da Light e da Cedae. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/782/3/MGNogueira.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/782/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/782/4/MGNogueira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cedc68549494b4a260baf69042dccf62 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 366470597d8348c00f4fc7b49dc99248 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097068465258496 |