Dimensões da cultura organizacional: resultados de uma empresa brasileira com atuação internacional
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9821 |
Resumo: | Este trabalho, parcialmente baseado em pesquisa realizada por Hofstede et al. (1990) e em estudos sobre a cultura brasileira, investiga a cultura organizacional de uma empresa brasileira, focalizando as suas principais filiais no Brasil, assim como as na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia – uma amostragem total de 36 cidades e 1.742 respondentes. Os resultados indicam a influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional, na medida em que as dimensões encontradas refletem claramente a ambigüidade e as características de ética dúplice da cultura brasileira. Este trabalho apresenta, também, a importância da hierarquia e da rede de relações, que acentua a relevância do elemento cultural na estrutura e no funcionamento organizacional. Em síntese, a compreensão da ética dúplice que governa a cultura brasileira ajuda-nos a entender os comportamentos aparentemente diversos, ambíguos e, até mesmo, contraditórios refletidos nas prát icas de cultura organizacional (CO) de uma empresa brasileira com operações internacionais. Além disso, há pouca pesquisa empírica sobre a combinação de fatores que faz os indivíduos concordarem ou discordarem a respeito dos seus pontos de vista culturais. Consideramos que este trabalho procura preencher esta lacuna, tendo em vista que os clusters culturais foram obtidos por meio de uma abordagem multivariada, utilizando variáveis demográficas e as dimensões organizacionais identificadas. Os resultados desta fase do trabalho sugerem que o contexto organizacional pode aumentar ou reduzir a probabilidade de a nacionalidade afetar a concordância cultural dos membros do grupo. |
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Hilal, Adriana Victoria Garibaldi deHofstede, Geert2019-09-25T14:45:06Z2023-11-30T03:03:39Z2004HILAL, Adriana Victoria Garibaldi de; HOFSTEDE, Geert. Dimensões da cultura organizacional: resultados de uma empresa brasileira com atuação internacional. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. 51 p. (Relatórios COPPEAD, 370).85780505551518-3335http://hdl.handle.net/11422/9821Este trabalho, parcialmente baseado em pesquisa realizada por Hofstede et al. (1990) e em estudos sobre a cultura brasileira, investiga a cultura organizacional de uma empresa brasileira, focalizando as suas principais filiais no Brasil, assim como as na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia – uma amostragem total de 36 cidades e 1.742 respondentes. Os resultados indicam a influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional, na medida em que as dimensões encontradas refletem claramente a ambigüidade e as características de ética dúplice da cultura brasileira. Este trabalho apresenta, também, a importância da hierarquia e da rede de relações, que acentua a relevância do elemento cultural na estrutura e no funcionamento organizacional. Em síntese, a compreensão da ética dúplice que governa a cultura brasileira ajuda-nos a entender os comportamentos aparentemente diversos, ambíguos e, até mesmo, contraditórios refletidos nas prát icas de cultura organizacional (CO) de uma empresa brasileira com operações internacionais. Além disso, há pouca pesquisa empírica sobre a combinação de fatores que faz os indivíduos concordarem ou discordarem a respeito dos seus pontos de vista culturais. Consideramos que este trabalho procura preencher esta lacuna, tendo em vista que os clusters culturais foram obtidos por meio de uma abordagem multivariada, utilizando variáveis demográficas e as dimensões organizacionais identificadas. 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