O poder da palavra impressa: sua difusão e seu controle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1226 |
Resumo: | O poder da palavra sempre acompanhou a história do homem. Sua necessidade de comunicação estava principalmente ligada a sua sobrevivência, a representação e compreensão de seu mundo e sua necessidade de se eternizar. A evolução da escrita e o desenvolvimento da imprensa não alteraram tais objetivos, apenas os reformularam. A história do mundo e os eventos que a acompanham mostram que a palavra escrita se tornou um instrumento de poder, uma ferramenta de “destribalização”, e a fonte da eternidade em uma guerra de conhecimento e influência. A invenção da impressa foi um marco para entre um mundo oral e acústico e um mundo de visão e explicitação, mas a invenção de Gutemberg teve efeitos mais profundos do que extinguir os copistas e escribas criando técnicas de rápida repetibilidade. Gutenberg desenvolveu mais do que uma técnica de impressão, ele inventou um meio de transmissão de informação, conhecimento e ideais que nunca mais perdeu seu valor e autoridade. E dessa maneira usada com objetivos justos ou não, a linguagem impressa se tornou uma poderosa arma de liberdade e controle. O presente trabalho pretende apresentar um histórico sobre a Imprensa e seu impacto na sociedade destacando sua utilização em momentos históricos como a Reforma Religiosa e o Nazismo com o objetivo de destacar a influência da linguagem impressa nestes fenômenos sociais e como foi utilizada na busca do conhecimento por tais sociedades. Momentos esses em que foi símbolo de profundas mudanças que trazem para a atualidade a compreensão da dependência do homem à linguagem impressa. Dessa maneira pretende-se fundamentar a importância da comunicação impressa em relação à busca pelo conhecimento, pela visão de mundo e transformações na sociedade que a mesma pode exercer ao agir como agente mediador, difusor e gerador de ideias e pensamentos. |
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O poder da palavra impressa: sua difusão e seu controleHistória da ImprensaDifusão do LivroAcesso à informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAO poder da palavra sempre acompanhou a história do homem. Sua necessidade de comunicação estava principalmente ligada a sua sobrevivência, a representação e compreensão de seu mundo e sua necessidade de se eternizar. A evolução da escrita e o desenvolvimento da imprensa não alteraram tais objetivos, apenas os reformularam. A história do mundo e os eventos que a acompanham mostram que a palavra escrita se tornou um instrumento de poder, uma ferramenta de “destribalização”, e a fonte da eternidade em uma guerra de conhecimento e influência. A invenção da impressa foi um marco para entre um mundo oral e acústico e um mundo de visão e explicitação, mas a invenção de Gutemberg teve efeitos mais profundos do que extinguir os copistas e escribas criando técnicas de rápida repetibilidade. Gutenberg desenvolveu mais do que uma técnica de impressão, ele inventou um meio de transmissão de informação, conhecimento e ideais que nunca mais perdeu seu valor e autoridade. E dessa maneira usada com objetivos justos ou não, a linguagem impressa se tornou uma poderosa arma de liberdade e controle. O presente trabalho pretende apresentar um histórico sobre a Imprensa e seu impacto na sociedade destacando sua utilização em momentos históricos como a Reforma Religiosa e o Nazismo com o objetivo de destacar a influência da linguagem impressa nestes fenômenos sociais e como foi utilizada na busca do conhecimento por tais sociedades. Momentos esses em que foi símbolo de profundas mudanças que trazem para a atualidade a compreensão da dependência do homem à linguagem impressa. Dessa maneira pretende-se fundamentar a importância da comunicação impressa em relação à busca pelo conhecimento, pela visão de mundo e transformações na sociedade que a mesma pode exercer ao agir como agente mediador, difusor e gerador de ideias e pensamentos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJOliveira, Antonio J.B.Senna, Ana MariaRusso, MarizaAraújo, Joana Lopes2017-01-06T12:41:19Z2023-12-21T03:03:10Z2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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