Análise de risco no descomissionamento de dutos rígidos submarinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rafaela de Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12783
Resumo: A etapa de descomissionamento das estruturas submarinas vem ganhando relevância nos últimos anos, a medida que o número de instalações no final de sua vida últil é cada vez maior e que as legislações se tornam mais severas. Diferentemente das unidades produtoras, que já apresentam seus planos de descomissionamento consolidados, os dutos submarinos representam hoje o maior desafio tecnológico, ambiental e financeiro desta etapa. Dessa forma, o presente trabalho busca elaborar uma análise de risco para as principais opções de descomissionamento de dutos submarinos, a fim de contribuir para a tomada de decisões e reduções de falhas. Para isso será construída duas árvores de falhas, a primeira para a opção de descomissionamento por bobina reversa e a segunda para a opção de abandono, seguida da elaboração subsequente de seus cortes mínimos. Uma vez identificados os cortes mínimos de primeira ordem, serão elaboradas as matrizes de classificação de risco para esses eventos. Os principais resultados demonstram que os principais riscos inaceitáveis estão associados aos eventos de falha humana, falha no sistema de posicionamento dinâmico da embarcação, falha no tensionador e falha no motor da bobina, devendo-se reduzir estes riscos através da restruturação dos projetos e/ou da criação de barreiras de segurança.
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Para isso será construída duas árvores de falhas, a primeira para a opção de descomissionamento por bobina reversa e a segunda para a opção de abandono, seguida da elaboração subsequente de seus cortes mínimos. Uma vez identificados os cortes mínimos de primeira ordem, serão elaboradas as matrizes de classificação de risco para esses eventos. Os principais resultados demonstram que os principais riscos inaceitáveis estão associados aos eventos de falha humana, falha no sistema de posicionamento dinâmico da embarcação, falha no tensionador e falha no motor da bobina, devendo-se reduzir estes riscos através da restruturação dos projetos e/ou da criação de barreiras de segurança.The decommissioning stage of underwater structures has gained momentum in recent years, as the number of facilities at the end of their useful lives is increasing and legislation becomes more severe. Unlike the production units, which already have their decommissioning plans consolidated, submarine pipelines today represent the greatest technological, environmental and financial challenge of this stage. In this way, the present work seeks to elaborate a risk analysis for the main options of decommissioning of submarine pipelines, in order to contribute to the decision making and reduction of failures. For this, two Fault Trees will be built, the first for the reverse reeling decommissioning and the second for the abandon option, followed by the subsequent elaboration of its minimum cuts. Once the first order minimum cuts are identified, the risk classification matrices for these events will be elaborated. The main results show that the main unacceptable risks are associated with the events of human failure, failure in the dynamic positioning system of the vessel, failure in the tensioner and failure in the motor of the reeling, and these risks must be reduced by restructuring the projects and /or the creation of security barriers.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-07-17T12:20:54Z No. of bitstreams: 1 RafaelaDeAndradeRamos-min.pdf: 898025 bytes, checksum: 2175ef30c4df2a02024c65c4cdb62e1a (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-17T12:20:54Z (GMT). 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