Estudo em túnel de vento das dunas barcanas da região dos lençóis maranhenses, MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Paula Pinel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5420
Resumo: Dunas costeiras são elevações de areia formadas pela interação entre o mar, o vento, a areia e a vegetação. Elas fazem parte do contexto de erodibilidade da faixa litorânea, e estão diretamente relacionadas a fatores ecológicos e socioeconômicos. Dunas possuem um grande papel ambiental ligado à biodiversidade e à paisagem, uma influência grande na geração de atividades turísticas, mas também podem causar desastres ambientais devido a sua migração. A migração de dunas é capaz de soterrar vilas, vias de acesso e corpos d’água. Portanto, é de suma importância o estudo desses corpos sedimentares ativos, para poder compreender e contornar questões relacionadas aos campos de dunas. Para esse trabalho, foi investigada uma amostra de material arenoso provenientes de campos dunas da região dos Pequenos Lençóis, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM)/MA. Visando contribuir com os estudos brasileiros sobre migração dunas, este trabalho consistiu na tentativa de geração de um modelo em escala reduzida de duna, a partir de um cone de areia. O cone de areia é uma curva realística próxima à curva Gaussiana descrita no trabalho de Herrmann e Sauermann (2000), como forma inicial na simulação computacional feita pelos mesmos e usada como referência neste estudo. Os ensaios com areia de duna foram realizados dentro de um túnel de vento subsônico de pequenas dimensões. Realizou-se preliminarmente um estudo sedimentar das areias originais do PNLM, através de ensaios de granulometria, sedimentação, condutividade elétrica e salinidade, e descrição sedimentar com microscópio. Foram feitas análises completas de dados meteorológicos de direção e intensidade do vento nos Lençóis Maranhenses, análises detalhadas do campo de ventos dentro da área de testes do túnel de vento e estudos matemáticos de adimensionalização para o modelo em escala. A Plataforma Móvel foi construída para auxiliar no melhor aproveitamento das condições de ensaio; diversos testes com areia foram realizados dentro do túnel de vento, e importantes adaptações foram feitas para que fosse gerado o melhor modelo em escala de duna barcana possível nas condições atuais. Concluiu-se que não foi possível gerar, até o final deste trabalho, um modelo próximo à duna barcana a partir da observação de divergências entre as áreas de erosão e sedimentação no corpo de ensaio e nas dunas reais.
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