Lei 10.639/03: de Palmares às escolas do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13095 |
Resumo: | Resumo Essa pesquisa propõe uma análise do cenário de ensino da história e cultura afro-brasileira em duas salas de aula de instituições de caráter público e privado, afim de verificar de que maneira a lei 10.639/03 vem sendo aplicada e desenvolvida pelos profissionais do meio e suas instituições. Dessa forma, esta monografia voltou ao século XVI para relembrar a história de luta do povo negro, de mais de 400 anos, contra a escravidão e o racismo, no Brasil. Tendo em mente esse contexto, partimos para a compreensão de uma suposta identidade brasileira formada por seus grupos étnicos integrantes. Só assim, ao cruzar essas linhas de pensamento, chegamos às salas de aula e aos possíveis reflexos do emprego da lei em alunos cidadãos que estão sendo formados em um país historicamente racista. |
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