O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Lima da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14178
Resumo: Este trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global.
id UFRJ_0e2a805be06a24ee7961ef31fd9a2941
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14178
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”Ensino fundamentalEnsino médioEducação em saúdeSaúde ambientalDesenho animadoElementary SchoolHigh schoolHealth educationEnvironmental healthCartoonCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJDib-Ferreira, Declev Reynierhttp://lattes.cnpq.br/6095045924604941Silva, Aline Lima da2021-04-28T13:32:26Z2023-12-21T03:07:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/14178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
title O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
spellingShingle O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
Silva, Aline Lima da
Ensino fundamental
Ensino médio
Educação em saúde
Saúde ambiental
Desenho animado
Elementary School
High school
Health education
Environmental health
Cartoon
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
title_full O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
title_fullStr O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
title_full_unstemmed O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
title_sort O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
author Silva, Aline Lima da
author_facet Silva, Aline Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dib-Ferreira, Declev Reynier
http://lattes.cnpq.br/6095045924604941
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ensino médio
Educação em saúde
Saúde ambiental
Desenho animado
Elementary School
High school
Health education
Environmental health
Cartoon
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino fundamental
Ensino médio
Educação em saúde
Saúde ambiental
Desenho animado
Elementary School
High school
Health education
Environmental health
Cartoon
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-28T13:32:26Z
2023-12-21T03:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/14178
identifier_str_mv SILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/14178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456015371468800