O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14178 |
Resumo: | Este trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global. |
id |
UFRJ_0e2a805be06a24ee7961ef31fd9a2941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14178 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”Ensino fundamentalEnsino médioEducação em saúdeSaúde ambientalDesenho animadoElementary SchoolHigh schoolHealth educationEnvironmental healthCartoonCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJDib-Ferreira, Declev Reynierhttp://lattes.cnpq.br/6095045924604941Silva, Aline Lima da2021-04-28T13:32:26Z2023-12-21T03:07:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/14178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
title |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
spellingShingle |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” Silva, Aline Lima da Ensino fundamental Ensino médio Educação em saúde Saúde ambiental Desenho animado Elementary School High school Health education Environmental health Cartoon CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
title_full |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
title_fullStr |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
title_full_unstemmed |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
title_sort |
O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
author |
Silva, Aline Lima da |
author_facet |
Silva, Aline Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dib-Ferreira, Declev Reynier http://lattes.cnpq.br/6095045924604941 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Ensino médio Educação em saúde Saúde ambiental Desenho animado Elementary School High school Health education Environmental health Cartoon CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino fundamental Ensino médio Educação em saúde Saúde ambiental Desenho animado Elementary School High school Health education Environmental health Cartoon CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-04-28T13:32:26Z 2023-12-21T03:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/14178 |
identifier_str_mv |
SILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456015371468800 |