Cálculo e análise do fator de amplificação dinâmica em içamentos off-shore não submersos utilizando balsas guindaste, com foco em descomissionamento de plataformas de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cúnico, Moisés Negri
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12771
Resumo: O descomissionamento de plataformas de petróleo é um mercado crescente que já representa uma grande fatia dos custos envolvidos na indústria off-shore, sendo a otimização das operações de içamento de tais estruturas uma das maneiras de reduzir tais custos. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo da amplificação dinâmica durante uma operação de içamento com carga não submersa (com foco em convéses de plataformas fixas) para uma barcaça guindaste. É proposto um modelo matemático baseado na Teoria Potencial, juntamente com um valor ajustado experimentalmente para o amortecimento não linear no movimento de Roll. O valor da amplificação calculado é então comparado com o valor medido em uma operação real de içamento de um convés de uma plataforma fixa, e posteriormente com o valor recomendado pelas normas de projeto. Os resultados encontrados indicam a possibilidade da redução do fator normativo para operações de tal natureza.
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O valor da amplificação calculado é então comparado com o valor medido em uma operação real de içamento de um convés de uma plataforma fixa, e posteriormente com o valor recomendado pelas normas de projeto. Os resultados encontrados indicam a possibilidade da redução do fator normativo para operações de tal natureza.The decommissioning of oil platforms is a growing market that already accounts for a large share of the costs involved in the offshore industry, with the optimization of lifting operations being one of the ways to reduce such costs. This work presents a methodology for calculating the dynamic amplification during a non-submerged lifting operation (focusing on fixed platforms decks) for a crane barge. It is proposed a mathematical model based on Potential Theory, together with an experimentally adjusted value for the non-linear damping in Roll motion. The value of the calculated amplification is then compared with the value measured in a real lifting operation of a fixed platform deck, and later with the value recommended by the design standards. The results indicate the possibility of reducing the normative factor for operations of this nature.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-07-16T18:06:28Z No. of bitstreams: 1 MoisesNegriCunico-min.pdf: 3050482 bytes, checksum: 7a145604270228be8b29df73420cad2e (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-16T18:06:28Z (GMT). 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