Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Guilherme Vasconcellos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8091
Resumo: Neste trabalho foram medidas e analisadas as correntes transitórias de magnetização (correntes de inrush) que surgem no instante da energização de um transformador monofásico. Também, neste trabalho, foi observado o comportamento não senoidal da corrente de excitação do transformador e realizados os ensaios de curto-circuito e ensaio a vazio a fim de se determinar os parâmetros de seu circuito equivalente. E, ainda, foi obtida a curva de histerese do mesmo transformador através da utilização de um circuito integrador acoplado ao osciloscópio digital. Os ensaios foram realizados em um transformador de 1KVA de potência que, apesar de não possuir os valores usuais dos parâmetros encontrados em sistemas de potência de médio e grande porte, apresentou desempenho bastante satisfatório no que diz respeito à observação dos fenômenos aqui discutidos. Na análise das correntes de inrush realizada neste trabalho levou-se em conta o pico máximo atingido por esta de acordo com o nível da tensão aplicada e, também, o percentual dos harmônicos em relação à componente fundamental presentes nesta mesma corrente. A amplitude destes harmônicos tem grande importância para a operação dos esquemas de proteção do transformador de forma a permitir diferenciação segura entre uma corrente de curto-circuito e uma corrente de inrush evitando, assim, atuação indevida deste esquema durante o período transitório de energização.
id UFRJ_123b382c620334d94a47f2327815bdb6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8091
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásicoCorrentes de inrushTransformador monofásicoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICANeste trabalho foram medidas e analisadas as correntes transitórias de magnetização (correntes de inrush) que surgem no instante da energização de um transformador monofásico. Também, neste trabalho, foi observado o comportamento não senoidal da corrente de excitação do transformador e realizados os ensaios de curto-circuito e ensaio a vazio a fim de se determinar os parâmetros de seu circuito equivalente. E, ainda, foi obtida a curva de histerese do mesmo transformador através da utilização de um circuito integrador acoplado ao osciloscópio digital. Os ensaios foram realizados em um transformador de 1KVA de potência que, apesar de não possuir os valores usuais dos parâmetros encontrados em sistemas de potência de médio e grande porte, apresentou desempenho bastante satisfatório no que diz respeito à observação dos fenômenos aqui discutidos. Na análise das correntes de inrush realizada neste trabalho levou-se em conta o pico máximo atingido por esta de acordo com o nível da tensão aplicada e, também, o percentual dos harmônicos em relação à componente fundamental presentes nesta mesma corrente. A amplitude destes harmônicos tem grande importância para a operação dos esquemas de proteção do transformador de forma a permitir diferenciação segura entre uma corrente de curto-circuito e uma corrente de inrush evitando, assim, atuação indevida deste esquema durante o período transitório de energização.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJOliveira, Sebastião Ércules MeloSollero, Maria Karla VervloetHazan, Sergio SamiMarcelino, Guilherme Vasconcellos2019-05-22T15:29:12Z2023-12-21T03:05:51Z2011-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8091Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
title Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
spellingShingle Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
Marcelino, Guilherme Vasconcellos
Correntes de inrush
Transformador monofásico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
title_full Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
title_fullStr Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
title_full_unstemmed Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
title_sort Análise e medições das sobrecorrentes de energização de um transformador monofásico
author Marcelino, Guilherme Vasconcellos
author_facet Marcelino, Guilherme Vasconcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sebastião Ércules Melo
Sollero, Maria Karla Vervloet
Hazan, Sergio Sami
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Guilherme Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Correntes de inrush
Transformador monofásico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Correntes de inrush
Transformador monofásico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description Neste trabalho foram medidas e analisadas as correntes transitórias de magnetização (correntes de inrush) que surgem no instante da energização de um transformador monofásico. Também, neste trabalho, foi observado o comportamento não senoidal da corrente de excitação do transformador e realizados os ensaios de curto-circuito e ensaio a vazio a fim de se determinar os parâmetros de seu circuito equivalente. E, ainda, foi obtida a curva de histerese do mesmo transformador através da utilização de um circuito integrador acoplado ao osciloscópio digital. Os ensaios foram realizados em um transformador de 1KVA de potência que, apesar de não possuir os valores usuais dos parâmetros encontrados em sistemas de potência de médio e grande porte, apresentou desempenho bastante satisfatório no que diz respeito à observação dos fenômenos aqui discutidos. Na análise das correntes de inrush realizada neste trabalho levou-se em conta o pico máximo atingido por esta de acordo com o nível da tensão aplicada e, também, o percentual dos harmônicos em relação à componente fundamental presentes nesta mesma corrente. A amplitude destes harmônicos tem grande importância para a operação dos esquemas de proteção do transformador de forma a permitir diferenciação segura entre uma corrente de curto-circuito e uma corrente de inrush evitando, assim, atuação indevida deste esquema durante o período transitório de energização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01
2019-05-22T15:29:12Z
2023-12-21T03:05:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8091
url http://hdl.handle.net/11422/8091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455988858224640