Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Luísa Galvão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4719
Resumo: Pesquisa de satisfação entre os alunos do curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo verificar o nível atual de satisfação dos alunos com o curso, identificando os principais problemas enfrentados por eles ao frequentar a faculdade. Sua finalidade é servir como indicador de pontos de melhorias que podem ser promovidas pela instituição de forma a elevar a qualidade do ensino. O trabalho recebe como suporte teórico os conceitos de marketing, satisfação, pesquisa de satisfação e Customer Relationship Management (CRM). A metodologia utilizada foi a realização de um levantamento através de questionários auto aplicados e tabulação de dados em excel. Os resultados mostram que os alunos atribuem a nota 6,8 a seu nível de satisfação geral com o curso. Conclui-se que o curso de Administração da FACC-UFRJ tem um nível considerado pelos alunos como satisfatório, porém com espaço para melhorias e comprova-se que este tipo de pesquisa é aplicável e útil a instituições de ensino público superior do Brasil.
id UFRJ_154e322d82e879a56bdb4874e9473a6c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4719
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ramalho, Luísa Galvãohttp://lattes.cnpq.br/4880157331326081Cister, Angelo Maia2018-08-29T16:43:30Z2023-11-30T03:02:21Z2009-07http://hdl.handle.net/11422/4719Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-02-28T14:12:03Z No. of bitstreams: 1 v5.pdf: 916475 bytes, checksum: 5bb4ca911d8375452ca9b1049bfd03e2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-08-29T16:43:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 v5.pdf: 916475 bytes, checksum: 5bb4ca911d8375452ca9b1049bfd03e2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-29T16:43:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 v5.pdf: 916475 bytes, checksum: 5bb4ca911d8375452ca9b1049bfd03e2 (MD5) Previous issue date: 2009-07Pesquisa de satisfação entre os alunos do curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo verificar o nível atual de satisfação dos alunos com o curso, identificando os principais problemas enfrentados por eles ao frequentar a faculdade. Sua finalidade é servir como indicador de pontos de melhorias que podem ser promovidas pela instituição de forma a elevar a qualidade do ensino. O trabalho recebe como suporte teórico os conceitos de marketing, satisfação, pesquisa de satisfação e Customer Relationship Management (CRM). A metodologia utilizada foi a realização de um levantamento através de questionários auto aplicados e tabulação de dados em excel. Os resultados mostram que os alunos atribuem a nota 6,8 a seu nível de satisfação geral com o curso. Conclui-se que o curso de Administração da FACC-UFRJ tem um nível considerado pelos alunos como satisfatório, porém com espaço para melhorias e comprova-se que este tipo de pesquisa é aplicável e útil a instituições de ensino público superior do Brasil.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASEnsino superiorInstrumento de medidaPesquisa de opiniãoSatisfaçãoFaculdade de Administração e Ciências ContábeisPesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALv5.pdfv5.pdfapplication/pdf916475http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4719/1/v5.pdf5bb4ca911d8375452ca9b1049bfd03e2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4719/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/47192023-11-30 00:02:21.478oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
title Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
spellingShingle Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
Ramalho, Luísa Galvão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Ensino superior
Instrumento de medida
Pesquisa de opinião
Satisfação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
title_short Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
title_full Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
title_fullStr Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
title_sort Pesquisa de satisfação: um estudo de caso na FACC-UFRJ
author Ramalho, Luísa Galvão
author_facet Ramalho, Luísa Galvão
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4880157331326081
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Luísa Galvão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cister, Angelo Maia
contributor_str_mv Cister, Angelo Maia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
Ensino superior
Instrumento de medida
Pesquisa de opinião
Satisfação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Instrumento de medida
Pesquisa de opinião
Satisfação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
description Pesquisa de satisfação entre os alunos do curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo verificar o nível atual de satisfação dos alunos com o curso, identificando os principais problemas enfrentados por eles ao frequentar a faculdade. Sua finalidade é servir como indicador de pontos de melhorias que podem ser promovidas pela instituição de forma a elevar a qualidade do ensino. O trabalho recebe como suporte teórico os conceitos de marketing, satisfação, pesquisa de satisfação e Customer Relationship Management (CRM). A metodologia utilizada foi a realização de um levantamento através de questionários auto aplicados e tabulação de dados em excel. Os resultados mostram que os alunos atribuem a nota 6,8 a seu nível de satisfação geral com o curso. Conclui-se que o curso de Administração da FACC-UFRJ tem um nível considerado pelos alunos como satisfatório, porém com espaço para melhorias e comprova-se que este tipo de pesquisa é aplicável e útil a instituições de ensino público superior do Brasil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-29T16:43:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4719
url http://hdl.handle.net/11422/4719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4719/1/v5.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4719/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bb4ca911d8375452ca9b1049bfd03e2
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097104537321472