Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rosana Alencar de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/318
Resumo: A literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira.
id UFRJ_1941df625edb315f7f7009c16129e7b1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/318
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo públicoProdução editorialLiteratura infantilLivro infantilGuimarães RosaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOA literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFeijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Travancas, Isabel Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/0325091621337695Junqueira, Maria Helena RegoMoraes, Rosana Alencar de2016-05-11T17:45:35Z2023-12-21T03:04:30Z2010-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
title Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
spellingShingle Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
Moraes, Rosana Alencar de
Produção editorial
Literatura infantil
Livro infantil
Guimarães Rosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
title_full Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
title_fullStr Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
title_full_unstemmed Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
title_sort Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
author Moraes, Rosana Alencar de
author_facet Moraes, Rosana Alencar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feijó, Mário
http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
Travancas, Isabel Siqueira
http://lattes.cnpq.br/0325091621337695
Junqueira, Maria Helena Rego
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Rosana Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção editorial
Literatura infantil
Livro infantil
Guimarães Rosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Produção editorial
Literatura infantil
Livro infantil
Guimarães Rosa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description A literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-03
2016-05-11T17:45:35Z
2023-12-21T03:04:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
http://hdl.handle.net/11422/318
identifier_str_mv MORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://hdl.handle.net/11422/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952607903744