Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/318 |
Resumo: | A literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira. |
id |
UFRJ_1941df625edb315f7f7009c16129e7b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/318 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo públicoProdução editorialLiteratura infantilLivro infantilGuimarães RosaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOA literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFeijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Travancas, Isabel Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/0325091621337695Junqueira, Maria Helena RegoMoraes, Rosana Alencar de2016-05-11T17:45:35Z2023-12-21T03:04:30Z2010-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
title |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
spellingShingle |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público Moraes, Rosana Alencar de Produção editorial Literatura infantil Livro infantil Guimarães Rosa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
title_full |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
title_fullStr |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
title_full_unstemmed |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
title_sort |
Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público |
author |
Moraes, Rosana Alencar de |
author_facet |
Moraes, Rosana Alencar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feijó, Mário http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 Travancas, Isabel Siqueira http://lattes.cnpq.br/0325091621337695 Junqueira, Maria Helena Rego |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Rosana Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção editorial Literatura infantil Livro infantil Guimarães Rosa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Produção editorial Literatura infantil Livro infantil Guimarães Rosa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
A literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-03 2016-05-11T17:45:35Z 2023-12-21T03:04:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. http://hdl.handle.net/11422/318 |
identifier_str_mv |
MORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952607903744 |