O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2057 |
Resumo: | Análise da cobertura impressa do etanol durante os primeiros quinze dias do mês de abril de 2008, considerando os jornais especializados e também os não especializados na área econômica. A metodologia aplicada buscou observar a freqüência com que assuntos capazes de acelerar ou atrasar o desenvolvimento deste produto ganhavam visibilidade no jornal. E também identificar e qualificar as fontes mais recorrentes. A cobertura deste produto do segmento de energia atualizou no período um embate histórico entre dois discursos distintos: de um lado, o da crise sócio-ambiental, representado por organismos multilaterais como a FAO e o Banco Mundial, que destacaram as conseqüências sociais da elevação nos preços dos alimentos; de outro, o discurso do desenvolvimento econômico defendido por autoridades governamentais brasileiras e parte do setor privado deste país. Sem a pretensão de obter respostas definitivas, buscou-se realizar um exercício metodológico que sirva como subsídio para a construção de instrumentos de monitoramento no longo prazo da cobertura deste setor estratégico para fins econômicos, e decisivo para relações sociais e para com o meio ambiente. |
id |
UFRJ_198d56980019bc5e57c5158a5a86efdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2057 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimentoEconomiaJornalismoEtanolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise da cobertura impressa do etanol durante os primeiros quinze dias do mês de abril de 2008, considerando os jornais especializados e também os não especializados na área econômica. A metodologia aplicada buscou observar a freqüência com que assuntos capazes de acelerar ou atrasar o desenvolvimento deste produto ganhavam visibilidade no jornal. E também identificar e qualificar as fontes mais recorrentes. A cobertura deste produto do segmento de energia atualizou no período um embate histórico entre dois discursos distintos: de um lado, o da crise sócio-ambiental, representado por organismos multilaterais como a FAO e o Banco Mundial, que destacaram as conseqüências sociais da elevação nos preços dos alimentos; de outro, o discurso do desenvolvimento econômico defendido por autoridades governamentais brasileiras e parte do setor privado deste país. Sem a pretensão de obter respostas definitivas, buscou-se realizar um exercício metodológico que sirva como subsídio para a construção de instrumentos de monitoramento no longo prazo da cobertura deste setor estratégico para fins econômicos, e decisivo para relações sociais e para com o meio ambiente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Belchior, FátimaAmaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Soares, Augusto Henrique Gazir MartinsSiston, Felipe Rodrigues2017-05-22T18:58:32Z2023-12-21T03:00:59Z2009-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSISTON, Felipe Rodrigues. O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/2057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2057Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
title |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
spellingShingle |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento Siston, Felipe Rodrigues Economia Jornalismo Etanol CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
title_full |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
title_fullStr |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
title_sort |
O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento |
author |
Siston, Felipe Rodrigues |
author_facet |
Siston, Felipe Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 Belchior, Fátima Amaral, Marcio Tavares d' http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 Soares, Augusto Henrique Gazir Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siston, Felipe Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Jornalismo Etanol CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Economia Jornalismo Etanol CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Análise da cobertura impressa do etanol durante os primeiros quinze dias do mês de abril de 2008, considerando os jornais especializados e também os não especializados na área econômica. A metodologia aplicada buscou observar a freqüência com que assuntos capazes de acelerar ou atrasar o desenvolvimento deste produto ganhavam visibilidade no jornal. E também identificar e qualificar as fontes mais recorrentes. A cobertura deste produto do segmento de energia atualizou no período um embate histórico entre dois discursos distintos: de um lado, o da crise sócio-ambiental, representado por organismos multilaterais como a FAO e o Banco Mundial, que destacaram as conseqüências sociais da elevação nos preços dos alimentos; de outro, o discurso do desenvolvimento econômico defendido por autoridades governamentais brasileiras e parte do setor privado deste país. Sem a pretensão de obter respostas definitivas, buscou-se realizar um exercício metodológico que sirva como subsídio para a construção de instrumentos de monitoramento no longo prazo da cobertura deste setor estratégico para fins econômicos, e decisivo para relações sociais e para com o meio ambiente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-03 2017-05-22T18:58:32Z 2023-12-21T03:00:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SISTON, Felipe Rodrigues. O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. http://hdl.handle.net/11422/2057 |
identifier_str_mv |
SISTON, Felipe Rodrigues. O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455957663088640 |