O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siston, Felipe Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2057
Resumo: Análise da cobertura impressa do etanol durante os primeiros quinze dias do mês de abril de 2008, considerando os jornais especializados e também os não especializados na área econômica. A metodologia aplicada buscou observar a freqüência com que assuntos capazes de acelerar ou atrasar o desenvolvimento deste produto ganhavam visibilidade no jornal. E também identificar e qualificar as fontes mais recorrentes. A cobertura deste produto do segmento de energia atualizou no período um embate histórico entre dois discursos distintos: de um lado, o da crise sócio-ambiental, representado por organismos multilaterais como a FAO e o Banco Mundial, que destacaram as conseqüências sociais da elevação nos preços dos alimentos; de outro, o discurso do desenvolvimento econômico defendido por autoridades governamentais brasileiras e parte do setor privado deste país. Sem a pretensão de obter respostas definitivas, buscou-se realizar um exercício metodológico que sirva como subsídio para a construção de instrumentos de monitoramento no longo prazo da cobertura deste setor estratégico para fins econômicos, e decisivo para relações sociais e para com o meio ambiente.
id UFRJ_198d56980019bc5e57c5158a5a86efdf
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2057
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimentoEconomiaJornalismoEtanolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise da cobertura impressa do etanol durante os primeiros quinze dias do mês de abril de 2008, considerando os jornais especializados e também os não especializados na área econômica. A metodologia aplicada buscou observar a freqüência com que assuntos capazes de acelerar ou atrasar o desenvolvimento deste produto ganhavam visibilidade no jornal. E também identificar e qualificar as fontes mais recorrentes. A cobertura deste produto do segmento de energia atualizou no período um embate histórico entre dois discursos distintos: de um lado, o da crise sócio-ambiental, representado por organismos multilaterais como a FAO e o Banco Mundial, que destacaram as conseqüências sociais da elevação nos preços dos alimentos; de outro, o discurso do desenvolvimento econômico defendido por autoridades governamentais brasileiras e parte do setor privado deste país. Sem a pretensão de obter respostas definitivas, buscou-se realizar um exercício metodológico que sirva como subsídio para a construção de instrumentos de monitoramento no longo prazo da cobertura deste setor estratégico para fins econômicos, e decisivo para relações sociais e para com o meio ambiente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Belchior, FátimaAmaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Soares, Augusto Henrique Gazir MartinsSiston, Felipe Rodrigues2017-05-22T18:58:32Z2023-12-21T03:00:59Z2009-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSISTON, Felipe Rodrigues. O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/2057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2057Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
title O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
spellingShingle O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
Siston, Felipe Rodrigues
Economia
Jornalismo
Etanol
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
title_full O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
title_fullStr O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
title_full_unstemmed O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
title_sort O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento
author Siston, Felipe Rodrigues
author_facet Siston, Felipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
Belchior, Fátima
Amaral, Marcio Tavares d'
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
Soares, Augusto Henrique Gazir Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Siston, Felipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Jornalismo
Etanol
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Economia
Jornalismo
Etanol
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Análise da cobertura impressa do etanol durante os primeiros quinze dias do mês de abril de 2008, considerando os jornais especializados e também os não especializados na área econômica. A metodologia aplicada buscou observar a freqüência com que assuntos capazes de acelerar ou atrasar o desenvolvimento deste produto ganhavam visibilidade no jornal. E também identificar e qualificar as fontes mais recorrentes. A cobertura deste produto do segmento de energia atualizou no período um embate histórico entre dois discursos distintos: de um lado, o da crise sócio-ambiental, representado por organismos multilaterais como a FAO e o Banco Mundial, que destacaram as conseqüências sociais da elevação nos preços dos alimentos; de outro, o discurso do desenvolvimento econômico defendido por autoridades governamentais brasileiras e parte do setor privado deste país. Sem a pretensão de obter respostas definitivas, buscou-se realizar um exercício metodológico que sirva como subsídio para a construção de instrumentos de monitoramento no longo prazo da cobertura deste setor estratégico para fins econômicos, e decisivo para relações sociais e para com o meio ambiente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-03
2017-05-22T18:58:32Z
2023-12-21T03:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SISTON, Felipe Rodrigues. O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
http://hdl.handle.net/11422/2057
identifier_str_mv SISTON, Felipe Rodrigues. O etanol no jornalismo impresso brasileiro: entre a crise e o desenvolvimento. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/2057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455957663088640