Transportes em Copas do Mundo FIFA : um procedimento para o cálculo e a minimização da pegada de carbono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo Pinheiro Tóffano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12000
Resumo: O impacto ambiental proporcionado pelos transportes em megaeventos é relevante, em especial quando se trata das Copas do Mundo da Federação Internacional de Futebol - FIFA, a maior celebração mundial em prol de uma única modalidade esportiva. A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014TM foi a primeira, na história, a ter sua pegada de carbono completa calculada e divulgada por sua Instituição organizadora. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor e aplicar um procedimento capaz de mensurar a pegada de carbono oriunda dos transportes e das acomodações dos participantes de uma Copa do Mundo FIFATM . Foram realizadas pesquisas bibliográficas, assim como o levantamento de dados da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014TM para fins de aplicação do procedimento proposto. Os resultados obtidos permitiram análises comparativas e a verificação de tendências em prol da proposição de medidas gerais de minimização para futuros eventos. O procedimento proposto foi eficaz e se constitui como uma alternativa a metodologia empregada pela FIFA. No entanto, os valores totais encontrados são quase 2,15 vezes menores que os oficiais publicados, à medida que muitos dados utilizados pela FIFA são médias globais e não específicos da realidade do país sede. Assim, os resultados expõem a importância de se utilizar dados locais para uma obtenção precisa das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) oriundas de eventos esportivos e; consequentemente, o correto planejamento dos meios de transportes utilizados pelo público em geral durante a competição.
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Foram realizadas pesquisas bibliográficas, assim como o levantamento de dados da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014TM para fins de aplicação do procedimento proposto. Os resultados obtidos permitiram análises comparativas e a verificação de tendências em prol da proposição de medidas gerais de minimização para futuros eventos. O procedimento proposto foi eficaz e se constitui como uma alternativa a metodologia empregada pela FIFA. No entanto, os valores totais encontrados são quase 2,15 vezes menores que os oficiais publicados, à medida que muitos dados utilizados pela FIFA são médias globais e não específicos da realidade do país sede. Assim, os resultados expõem a importância de se utilizar dados locais para uma obtenção precisa das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) oriundas de eventos esportivos e; consequentemente, o correto planejamento dos meios de transportes utilizados pelo público em geral durante a competição.The environmental impact of transportation in mega-events is relevant, especially when it comes to the World Cup of the International Football Federation (FIFA), the biggest celebration in the world for a single sport. The 2014 FIFA World Cup BrazilTM was the first event ever to have its full carbon footprint calculated and reported by its respective organisation. Therefore, the objective of this work is to propose and apply a procedure capable of measuring the carbon footprint of the transportation and accommodation of the participants of a FIFA World CupTM event. Bibliographical research was carried out, as well as data collection from the 2014 FIFA World Cup BrazilTM for purposes of applying the proposed procedure. The results obtained allowed comparative analyses and the verification of trends in favor of proposing general measures of minimisation for future events. The proposed procedure was effective and constitutes an alternative to the methodology used by FIFA. However, the total standards found are almost 2.15 times lower than the official ones published, as much data used by FIFA is based on global averages and not specific to the reality of the host country. Thus, the results show the importance of using local data to obtain accurate greenhouse gas (GHG) emissions from sporting events; and consequently, the importance of correctly planning the means of transportation used by the general public during the competition.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-04-23T17:40:50Z No. of bitstreams: 1 RodrigoPinheiroToffanoPereira.pdf: 6050116 bytes, checksum: 8747c71a36a564feca35b61b6352cd31 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-23T17:40:50Z (GMT). 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