Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1813 |
Resumo: | Investigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy. |
id |
UFRJ_19ea361bc0c56ffd2c6016e7ddc61e24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1813 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda línguaLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemLíngua e linguagemAquisição da linguagemFormação de professoresCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAInvestigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy.Investiga uma proposta para a auto-educação de professores de Português para Estrangeiros (PE), a qual é baseada no modelo da Pragmática do Ensino de Línguas de Widdowson (1990). Utilizando uma metodologia etnográfica, busquei compreender os efeitos que teria um Material de Auto-Estudos, elaborado a partir daquele modelo, nas crenças e práticas de uma professora de PE iniciante. Conclui que a educação do professor de PE não poderia incluir apenas a leitura de teorias relevantes à sua atividade profissional ou a realização de tarefas e pesquisas. Os dados obtidos permitem crer que o processo de educação deva ser acompanhado de um processo de auto-reflexão. Esta combinação permitiria ao professor avaliar a validade de teorias e práticas reconhecidas ou criadas por ele proprio, o que em úlima instância contribuiria para o desenvolvimento de sua habilidade crítica e de sua autonomia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística AplicadaUFRJFreire, Alice Maria da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2464659452804667http://lattes.cnpq.br/0266986645925714Lopes, Luiz Paulo da Moitahttp://lattes.cnpq.br/9443575304118422Almeida Filho, José Carlos Paes dehttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201Araújo, José Paulo de2017-04-24T18:28:01Z2023-12-21T03:00:59Z1995-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.http://hdl.handle.net/11422/1813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-02-22T00:43:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-02-22T00:43:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
title |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
spellingShingle |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua Araújo, José Paulo de Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Língua e linguagem Aquisição da linguagem Formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
title_full |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
title_fullStr |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
title_full_unstemmed |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
title_sort |
Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua |
author |
Araújo, José Paulo de |
author_facet |
Araújo, José Paulo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Alice Maria da Fonseca http://lattes.cnpq.br/2464659452804667 http://lattes.cnpq.br/0266986645925714 Lopes, Luiz Paulo da Moita http://lattes.cnpq.br/9443575304118422 Almeida Filho, José Carlos Paes de http://lattes.cnpq.br/6713011855280201 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, José Paulo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Língua e linguagem Aquisição da linguagem Formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Língua e linguagem Aquisição da linguagem Formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Investigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-03-17 2017-04-24T18:28:01Z 2023-12-21T03:00:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995. http://hdl.handle.net/11422/1813 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455957595979776 |