Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, José Paulo de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1813
Resumo: Investigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy.
id UFRJ_19ea361bc0c56ffd2c6016e7ddc61e24
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1813
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um programa de auto-educação para professores de português como segunda línguaLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemLíngua e linguagemAquisição da linguagemFormação de professoresCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAInvestigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy.Investiga uma proposta para a auto-educação de professores de Português para Estrangeiros (PE), a qual é baseada no modelo da Pragmática do Ensino de Línguas de Widdowson (1990). Utilizando uma metodologia etnográfica, busquei compreender os efeitos que teria um Material de Auto-Estudos, elaborado a partir daquele modelo, nas crenças e práticas de uma professora de PE iniciante. Conclui que a educação do professor de PE não poderia incluir apenas a leitura de teorias relevantes à sua atividade profissional ou a realização de tarefas e pesquisas. Os dados obtidos permitem crer que o processo de educação deva ser acompanhado de um processo de auto-reflexão. Esta combinação permitiria ao professor avaliar a validade de teorias e práticas reconhecidas ou criadas por ele proprio, o que em úlima instância contribuiria para o desenvolvimento de sua habilidade crítica e de sua autonomia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística AplicadaUFRJFreire, Alice Maria da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2464659452804667http://lattes.cnpq.br/0266986645925714Lopes, Luiz Paulo da Moitahttp://lattes.cnpq.br/9443575304118422Almeida Filho, José Carlos Paes dehttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201Araújo, José Paulo de2017-04-24T18:28:01Z2023-12-21T03:00:59Z1995-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.http://hdl.handle.net/11422/1813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-02-22T00:43:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-02-22T00:43:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
title Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
spellingShingle Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
Araújo, José Paulo de
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Língua e linguagem
Aquisição da linguagem
Formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
title_full Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
title_fullStr Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
title_full_unstemmed Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
title_sort Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
author Araújo, José Paulo de
author_facet Araújo, José Paulo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Alice Maria da Fonseca
http://lattes.cnpq.br/2464659452804667
http://lattes.cnpq.br/0266986645925714
Lopes, Luiz Paulo da Moita
http://lattes.cnpq.br/9443575304118422
Almeida Filho, José Carlos Paes de
http://lattes.cnpq.br/6713011855280201
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, José Paulo de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Língua e linguagem
Aquisição da linguagem
Formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Língua e linguagem
Aquisição da linguagem
Formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Investigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-03-17
2017-04-24T18:28:01Z
2023-12-21T03:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
http://hdl.handle.net/11422/1813
identifier_str_mv ARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
url http://hdl.handle.net/11422/1813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455957595979776