Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Catia Silva da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Casotti, Leticia Moreira, Campos, Roberta Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5921
Resumo: A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.
id UFRJ_1a444f5c29184bba054b3e73920d0ab4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5921
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Moreira, Catia Silva da CostaCasotti, Leticia MoreiraCampos, Roberta Dias2018-12-04T15:57:50Z2023-11-30T03:02:07Z2018-01-01MOREIRA, Catia Silva da Costa; CASOTTI, Leticia Moreira; CAMPOS, Roberta Dias. Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 119-134, jan. 2018 .1679-3951http://hdl.handle.net/11422/592110.1590/1679-395157008A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.Consumer socialization is a central subject to the field of consumption studies, since all consumption is learned. Previous research primarily related the phenomenon to the formation of children and adolescents to function as consumers, with studies grounded in positivism. This article is positioned in the tradition of the Consumer Culture Theory (CCT) research and is inspired by the search for new theoretical and methodological alternatives for consumer socialization in adult life. Thus, we first present a brief review of the research on consumer socialization, reflecting on its ontological contours and challenges. Next, the assemblage theory and the life course perspective are presented. The combination of these theoretical lenses has enabled the construction of an integrative conceptual framework that seeks to offer greater dynamism to the investigation of consumer socialization. Finally, we discuss the contributions of the conceptual framework and suggest methodological strategies to handle new challenges posed by research in the area.Submitted by Ana Moura (ana@coppead.ufrj.br) on 2018-11-21T18:58:34Z No. of bitstreams: 1 Leticia Casotti - Consumer socialization in adulthood....pdf: 420480 bytes, checksum: 7e164fc628070a45054e41d8843efe3c (MD5)Approved for entry into archive by Samantha Eunice de Miranda M. Pontes (samantha@sibi.ufrj.br) on 2018-12-04T15:57:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Leticia Casotti - Consumer socialization in adulthood....pdf: 420480 bytes, checksum: 7e164fc628070a45054e41d8843efe3c (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-04T15:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Casotti - Consumer socialization in adulthood....pdf: 420480 bytes, checksum: 7e164fc628070a45054e41d8843efe3c (MD5) Previous issue date: 2018-01-01engFundação Getúlio VargasFGV/EBAPEBrasilInstituto COPPEAD de AdministraçãoCadernos EBAPE.BRCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumer socializationConsumption studiesLife course perspectiveCulture and consumptionConsumer socialization in adulthood: challenges and directions for researchSocialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161119134abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLeticia Casotti - Consumer socialization in adulthood....pdfLeticia Casotti - Consumer socialization in adulthood....pdfapplication/pdf420480http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5921/1/Leticia+Casotti+-+Consumer+socialization+in+adulthood....pdf7e164fc628070a45054e41d8843efe3cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5921/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/59212023-11-30 00:02:07.997oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
title Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
spellingShingle Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
Moreira, Catia Silva da Costa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumer socialization
Consumption studies
Life course perspective
Culture and consumption
title_short Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
title_full Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
title_fullStr Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
title_full_unstemmed Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
title_sort Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
author Moreira, Catia Silva da Costa
author_facet Moreira, Catia Silva da Costa
Casotti, Leticia Moreira
Campos, Roberta Dias
author_role author
author2 Casotti, Leticia Moreira
Campos, Roberta Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Catia Silva da Costa
Casotti, Leticia Moreira
Campos, Roberta Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumer socialization
Consumption studies
Life course perspective
Culture and consumption
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer socialization
Consumption studies
Life course perspective
Culture and consumption
description A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-04T15:57:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-01
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Catia Silva da Costa; CASOTTI, Leticia Moreira; CAMPOS, Roberta Dias. Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 119-134, jan. 2018 .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5921
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-3951
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/1679-395157008
identifier_str_mv MOREIRA, Catia Silva da Costa; CASOTTI, Leticia Moreira; CAMPOS, Roberta Dias. Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 119-134, jan. 2018 .
1679-3951
10.1590/1679-395157008
url http://hdl.handle.net/11422/5921
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.publisher.initials.fl_str_mv FGV/EBAPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto COPPEAD de Administração
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5921/1/Leticia+Casotti+-+Consumer+socialization+in+adulthood....pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5921/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e164fc628070a45054e41d8843efe3c
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097119191171072