Viragem de vagões de pellet feed de minério de ferro: dispositivo de ensaio e modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosentino, Pietro Giuseppe De Seta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18058
Resumo: A adesão causa diversas falhas e perdas no processo de transporte de materiais de granulometria fina. Devido as características hidrofílicas destes materiais, nota-se um aumento na adesão em função do seu teor de umidade. O objetivo do presente trabalho é representar este efeito da umidade no material particulado em escala laboratorial e simular o fenômeno numericamente, utilizando a modelagem do DEM acoplada ao modelo de contato coesivo JKR. Para tal, os modelos físico e numérico foram baseados na geometria e parâmetros do processo industrial de viragem de vagão, pois este sofre diretamente com a adesão dos particulados, gerando perdas financeiras devido a danos ao equipamento e perdas de material. Foi desenvolvido o equipamento de viragem laboratorial (EVL), onde foi testado o comportamento adesivo do pellet feed de minério de ferro para diversos teores de umidade. O modelo computacional utilizou os parâmetros e geometria dos testes físicos a fim de observar como a massa aderida varia em função da energia de superfície. Ao final foi possível traçar uma correlação numérica entre os resultados, relacionando a energia de superfície do modelo numérico com a umidade do pellet feed.
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