Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9071 |
Resumo: | Um dos maiores problemas levantados nos últimos anos para o ensino de Física no nível médio é a defasagem dos conteúdos apresentados aos jovens em relação à vanguarda da pesquisa acadêmica, o que contribui para uma forte alienação dos cidadãos comuns em relação à importância dessas pesquisas. Nesse ponto, vale ressaltar que a responsabilidade pela formação atualizada do cidadão não deveria recair exclusivamente sobre a escola básica, mas ainda são escassos no país os centros de divulgação científica, enquanto que a cultura da formação continuada e humanista é pouco incentivada. Por outro lado, é comum que os debates sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio se resumam a alertar sobre a necessidade da inclusão efetiva desses conteúdos na formação dos alunos e, com algum esforço, na elaboração de propostas teóricas de abordagem desses temas em sala de aula, muita das quais impraticáveis. Assim, este trabalho tem como objetivo oferecer uma transposição didática minimamente consistente para o ensino de Relatividade Especial e matematicamente simplificada, sem, contudo, perder a propriedade dessa linguagem tão indispensável para a Física. Também, mais que uma simples proposta teórica de aplicação prática, essa transposição didática foi testada satisfatoriamente em sala de aula durante todo esse ano de 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular na periferia da cidade do Rio de Janeiro. |
id |
UFRJ_1d119f43d2feedf6ad4ae5f258f0772a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/9071 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médioRelatividade (Física)Ensino de físicaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAOUm dos maiores problemas levantados nos últimos anos para o ensino de Física no nível médio é a defasagem dos conteúdos apresentados aos jovens em relação à vanguarda da pesquisa acadêmica, o que contribui para uma forte alienação dos cidadãos comuns em relação à importância dessas pesquisas. Nesse ponto, vale ressaltar que a responsabilidade pela formação atualizada do cidadão não deveria recair exclusivamente sobre a escola básica, mas ainda são escassos no país os centros de divulgação científica, enquanto que a cultura da formação continuada e humanista é pouco incentivada. Por outro lado, é comum que os debates sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio se resumam a alertar sobre a necessidade da inclusão efetiva desses conteúdos na formação dos alunos e, com algum esforço, na elaboração de propostas teóricas de abordagem desses temas em sala de aula, muita das quais impraticáveis. Assim, este trabalho tem como objetivo oferecer uma transposição didática minimamente consistente para o ensino de Relatividade Especial e matematicamente simplificada, sem, contudo, perder a propriedade dessa linguagem tão indispensável para a Física. Também, mais que uma simples proposta teórica de aplicação prática, essa transposição didática foi testada satisfatoriamente em sala de aula durante todo esse ano de 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular na periferia da cidade do Rio de Janeiro.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Antônio Carlos Fontes dosTort, Alexandre CarlosGaspar, Marcos BinderlySoares, VitorvaniAlmeida, Otávio Fossa de2019-08-05T18:54:52Z2023-12-21T03:01:29Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisALMEIDA, Otávio Fossa de. Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/9071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9071Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:19:36.687633Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
title |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
spellingShingle |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio Almeida, Otávio Fossa de Relatividade (Física) Ensino de física Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAO |
title_short |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
title_full |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
title_fullStr |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
title_sort |
Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio |
author |
Almeida, Otávio Fossa de |
author_facet |
Almeida, Otávio Fossa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Antônio Carlos Fontes dos Tort, Alexandre Carlos Gaspar, Marcos Binderly Soares, Vitorvani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Otávio Fossa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatividade (Física) Ensino de física Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAO |
topic |
Relatividade (Física) Ensino de física Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAO |
description |
Um dos maiores problemas levantados nos últimos anos para o ensino de Física no nível médio é a defasagem dos conteúdos apresentados aos jovens em relação à vanguarda da pesquisa acadêmica, o que contribui para uma forte alienação dos cidadãos comuns em relação à importância dessas pesquisas. Nesse ponto, vale ressaltar que a responsabilidade pela formação atualizada do cidadão não deveria recair exclusivamente sobre a escola básica, mas ainda são escassos no país os centros de divulgação científica, enquanto que a cultura da formação continuada e humanista é pouco incentivada. Por outro lado, é comum que os debates sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Médio se resumam a alertar sobre a necessidade da inclusão efetiva desses conteúdos na formação dos alunos e, com algum esforço, na elaboração de propostas teóricas de abordagem desses temas em sala de aula, muita das quais impraticáveis. Assim, este trabalho tem como objetivo oferecer uma transposição didática minimamente consistente para o ensino de Relatividade Especial e matematicamente simplificada, sem, contudo, perder a propriedade dessa linguagem tão indispensável para a Física. Também, mais que uma simples proposta teórica de aplicação prática, essa transposição didática foi testada satisfatoriamente em sala de aula durante todo esse ano de 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular na periferia da cidade do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-08-05T18:54:52Z 2023-12-21T03:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Otávio Fossa de. Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. http://hdl.handle.net/11422/9071 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Otávio Fossa de. Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/9071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672621216038912 |