Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Jéssica de Albuquerque
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/24266
Resumo: Esse trabalho tem como tema central o processo de documentação de cartas e a construção de memória social a partir delas. Utilizando como fonte de pesquisa as cartas de uma sociedade fundada em 1943, a “Sociedade Dos Cem Bibliófilos do Brasil”, o objetivo do trabalho por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória e por meio de uma abordagem qualitativa, é entender a importância do processo de transformação de cartas pessoais em documentos informacionais e, como nestes, ocorre uma construção de memória. Abarcando conceitos de autores como Gondar, Gomes e Bakhtin passamos por tópicos sobre cartas, documentos, informação e memória a fim de responder os problemas propostos no trabalho e as perguntas que surgem em seu processo sobre seu armazenamento, recuperação e os impactos que tais cartas podem trazer para a sociedade. As respostas apontam que as cartas podem ser consideradas documentos e que é possível construir memória através de seu conteúdo e a sua disseminação se faz importante para construir e reconstruir debates e diálogos mantendo a memória da sociedade em movimento.
id UFRJ_1d8f49d0485491c30b67a1b519dc888e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/24266
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”CartasDocumentoMemória socialRaymundo Ottoni de Castro MayaSociedade dos Cem Bibliófilos do BrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAEsse trabalho tem como tema central o processo de documentação de cartas e a construção de memória social a partir delas. Utilizando como fonte de pesquisa as cartas de uma sociedade fundada em 1943, a “Sociedade Dos Cem Bibliófilos do Brasil”, o objetivo do trabalho por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória e por meio de uma abordagem qualitativa, é entender a importância do processo de transformação de cartas pessoais em documentos informacionais e, como nestes, ocorre uma construção de memória. Abarcando conceitos de autores como Gondar, Gomes e Bakhtin passamos por tópicos sobre cartas, documentos, informação e memória a fim de responder os problemas propostos no trabalho e as perguntas que surgem em seu processo sobre seu armazenamento, recuperação e os impactos que tais cartas podem trazer para a sociedade. As respostas apontam que as cartas podem ser consideradas documentos e que é possível construir memória através de seu conteúdo e a sua disseminação se faz importante para construir e reconstruir debates e diálogos mantendo a memória da sociedade em movimento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCosta, Robson Santoshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322Santos, Raimunda Fernanda doshttp://lattes.cnpq.br/6543436156553138Zattar, Mariannahttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196Pinheiro, Jéssica de Albuquerque2024-11-08T19:32:11Z2024-11-10T03:00:14Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINHEIRO, Jéssica de Albuquerque. Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/24266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-11-10T03:00:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/24266Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-10T03:00:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
title Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
spellingShingle Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
Pinheiro, Jéssica de Albuquerque
Cartas
Documento
Memória social
Raymundo Ottoni de Castro Maya
Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
title_full Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
title_fullStr Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
title_full_unstemmed Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
title_sort Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”
author Pinheiro, Jéssica de Albuquerque
author_facet Pinheiro, Jéssica de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Robson Santos
http://lattes.cnpq.br/7583404045542322
Santos, Raimunda Fernanda dos
http://lattes.cnpq.br/6543436156553138
Zattar, Marianna
http://lattes.cnpq.br/9001696745454196
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Jéssica de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas
Documento
Memória social
Raymundo Ottoni de Castro Maya
Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Cartas
Documento
Memória social
Raymundo Ottoni de Castro Maya
Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Esse trabalho tem como tema central o processo de documentação de cartas e a construção de memória social a partir delas. Utilizando como fonte de pesquisa as cartas de uma sociedade fundada em 1943, a “Sociedade Dos Cem Bibliófilos do Brasil”, o objetivo do trabalho por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e exploratória e por meio de uma abordagem qualitativa, é entender a importância do processo de transformação de cartas pessoais em documentos informacionais e, como nestes, ocorre uma construção de memória. Abarcando conceitos de autores como Gondar, Gomes e Bakhtin passamos por tópicos sobre cartas, documentos, informação e memória a fim de responder os problemas propostos no trabalho e as perguntas que surgem em seu processo sobre seu armazenamento, recuperação e os impactos que tais cartas podem trazer para a sociedade. As respostas apontam que as cartas podem ser consideradas documentos e que é possível construir memória através de seu conteúdo e a sua disseminação se faz importante para construir e reconstruir debates e diálogos mantendo a memória da sociedade em movimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-11-08T19:32:11Z
2024-11-10T03:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Jéssica de Albuquerque. Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/24266
identifier_str_mv PINHEIRO, Jéssica de Albuquerque. Documentação de cartas e sua memória: um estudo das correspondências de Castro Maya e a sociedade “Os Cem Bibliófilos do Brasil”. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/24266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456050946506752