A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Samara Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/370
Resumo: O trabalho buscou mostrar a importância das atividades do profissional bibliotecário, junto com a arquitetura de informação na representação correta e organização das informações descritas nas especificações dos produtos dos seguintes websites de compras: walmart.com.br; extra.com.br e americanas.com.br. Os dados apresentados foram coletados no período de setembro de 2013 a abril de 2014. Apresenta referencial teórico nas áreas do e-commerce, direito do consumidor, bem como da arquitetura de informação. Analisa os referidos websites através de exemplos que comprovam deficiências e falhas nas informações de produtos descritos e organizados nestes websites de compras e como os mesmos se mantém no ranking de reclamações dos consumidores e apresenta comparações entre as empresas reclamadas e uma tabela com um total de reclamações analisadas. Os resultados obtidos se constituem em um importante referencial do modo como os usuários, segundo as regras da arquitetura de informação e de seus direitos como consumidores esperam recuperar as informações dos produtos, de maneira clara, fácil, objetiva e correta para que possam garantir sua confiança e satisfação no momento em que concluírem suas compras online.
id UFRJ_1db16d41cbba5a25b655fcb959e56dff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/370
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidorE-commerceDireito do ConsumidorArquitetura de informaçãoBibliotecárioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAO trabalho buscou mostrar a importância das atividades do profissional bibliotecário, junto com a arquitetura de informação na representação correta e organização das informações descritas nas especificações dos produtos dos seguintes websites de compras: walmart.com.br; extra.com.br e americanas.com.br. Os dados apresentados foram coletados no período de setembro de 2013 a abril de 2014. Apresenta referencial teórico nas áreas do e-commerce, direito do consumidor, bem como da arquitetura de informação. Analisa os referidos websites através de exemplos que comprovam deficiências e falhas nas informações de produtos descritos e organizados nestes websites de compras e como os mesmos se mantém no ranking de reclamações dos consumidores e apresenta comparações entre as empresas reclamadas e uma tabela com um total de reclamações analisadas. Os resultados obtidos se constituem em um importante referencial do modo como os usuários, segundo as regras da arquitetura de informação e de seus direitos como consumidores esperam recuperar as informações dos produtos, de maneira clara, fácil, objetiva e correta para que possam garantir sua confiança e satisfação no momento em que concluírem suas compras online.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSá, Maria Irene da Fonseca eCosta, Robson SantosSenna, Ana MariaPinheiro, Samara Gomes2016-05-17T18:34:03Z2023-12-21T03:04:34Z2014-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/370Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
title A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
spellingShingle A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
Pinheiro, Samara Gomes
E-commerce
Direito do Consumidor
Arquitetura de informação
Bibliotecário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
title_full A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
title_fullStr A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
title_full_unstemmed A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
title_sort A arquitetura da informação no comércio eletrônico: a informação como um direito do consumidor
author Pinheiro, Samara Gomes
author_facet Pinheiro, Samara Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Irene da Fonseca e
Costa, Robson Santos
Senna, Ana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Samara Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Direito do Consumidor
Arquitetura de informação
Bibliotecário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic E-commerce
Direito do Consumidor
Arquitetura de informação
Bibliotecário
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description O trabalho buscou mostrar a importância das atividades do profissional bibliotecário, junto com a arquitetura de informação na representação correta e organização das informações descritas nas especificações dos produtos dos seguintes websites de compras: walmart.com.br; extra.com.br e americanas.com.br. Os dados apresentados foram coletados no período de setembro de 2013 a abril de 2014. Apresenta referencial teórico nas áreas do e-commerce, direito do consumidor, bem como da arquitetura de informação. Analisa os referidos websites através de exemplos que comprovam deficiências e falhas nas informações de produtos descritos e organizados nestes websites de compras e como os mesmos se mantém no ranking de reclamações dos consumidores e apresenta comparações entre as empresas reclamadas e uma tabela com um total de reclamações analisadas. Os resultados obtidos se constituem em um importante referencial do modo como os usuários, segundo as regras da arquitetura de informação e de seus direitos como consumidores esperam recuperar as informações dos produtos, de maneira clara, fácil, objetiva e correta para que possam garantir sua confiança e satisfação no momento em que concluírem suas compras online.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-16
2016-05-17T18:34:03Z
2023-12-21T03:04:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/370
url http://hdl.handle.net/11422/370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455953026285568