Procedimentos para a preservação da escultura " D. Pedro II" do Museu D. João VI DO - Escola de Belas Artes - UFRJ
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19973 |
Resumo: | O trabalho trata da análise da obra de D. Pedro II Jovem, uma escultura de gesso patinado, pertencente ao acervo do museu D. João VI da escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. A obra está localizada atualmente em um espaço externo ao museu no segundo andar do Prédio da Reitoria da UFRJ, que a deixaram exposta a diversos fatores ambientais, provocando alterações no seu aspecto físico e visual, dificultando sua conservação e inviabilizando o acesso do público a ela. Face aos problemas identificados, que resultaram em sua degradação, este trabalho pretende apresentar os estudos preliminares para a salvaguarda deste patrimônio cultural. Para isso, foram realizadas pesquisas sobre a escultura, embasados e justificados segundo teorias da restauração, tais como investigações dos aspectos histórico-artísticos, incluindo a investigação da técnica construtiva, além de exames organolépticos, físico-químicos e por imagem, para verificar alterações estruturais e estéticas. Como a finalidade de tal estudo é a salvaguarda dessa escultura, também são descritas algumas ações emergenciais tomadas, tais como a adequação física do pedestal da obra, para seu transporte e manuseio com segurança. Com isso, demonstra-se a importância investigação da obra, seus danos e do ambiente onde ela está inserida, destacando, sobretudo, a importância dos exames físico-químicos nesse processo, como suporte para a proposta de conservação e restauração, contribuindo para a preservação da escultura. |
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João VI da escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. A obra está localizada atualmente em um espaço externo ao museu no segundo andar do Prédio da Reitoria da UFRJ, que a deixaram exposta a diversos fatores ambientais, provocando alterações no seu aspecto físico e visual, dificultando sua conservação e inviabilizando o acesso do público a ela. Face aos problemas identificados, que resultaram em sua degradação, este trabalho pretende apresentar os estudos preliminares para a salvaguarda deste patrimônio cultural. Para isso, foram realizadas pesquisas sobre a escultura, embasados e justificados segundo teorias da restauração, tais como investigações dos aspectos histórico-artísticos, incluindo a investigação da técnica construtiva, além de exames organolépticos, físico-químicos e por imagem, para verificar alterações estruturais e estéticas. 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