A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Jocilene do Ramo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8212
Resumo: Este trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados.
id UFRJ_20399810b823013cba335070b2755d6e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8212
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básicaInterdisciplinaridadeEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALEste trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJLannes, DeniseBarros, Susana de SouzaLira, Jocilene do Ramo2019-05-27T19:04:50Z2023-12-21T03:05:54Z2007-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/8212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8212Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
title A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
spellingShingle A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
Lira, Jocilene do Ramo
Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
title_full A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
title_fullStr A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
title_sort A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
author Lira, Jocilene do Ramo
author_facet Lira, Jocilene do Ramo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lannes, Denise
Barros, Susana de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Jocilene do Ramo
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Este trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12
2019-05-27T19:04:50Z
2023-12-21T03:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/8212
identifier_str_mv LIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/8212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989839691776