A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8212 |
Resumo: | Este trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados. |
id |
UFRJ_20399810b823013cba335070b2755d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8212 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básicaInterdisciplinaridadeEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALEste trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJLannes, DeniseBarros, Susana de SouzaLira, Jocilene do Ramo2019-05-27T19:04:50Z2023-12-21T03:05:54Z2007-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/8212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8212Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
title |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica Lira, Jocilene do Ramo Interdisciplinaridade Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
title_full |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
title_sort |
A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica |
author |
Lira, Jocilene do Ramo |
author_facet |
Lira, Jocilene do Ramo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lannes, Denise Barros, Susana de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Jocilene do Ramo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Interdisciplinaridade Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Este trabalho buscou o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do conhecimento, mantendo-se a relação de interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Ensino Básico. Aplicou-se uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos de trabalho, como forma de manter ligações interdisciplinares, durante a realização de uma Disciplina oferecida no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, num curso de atualização de professores do Ensino Fundamental e Médio, o PROMED. A estratégia didática adotada na Disciplina "Interdisciplinaridade em Ação" propõe um contexto de desafios e resolução de problemas que levarão os alunos à exploração dos conceitos científicos formais ensinados na escola básica, permitindo-lhes a construção dos seus significados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12 2019-05-27T19:04:50Z 2023-12-21T03:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/8212 |
identifier_str_mv |
LIRA, Jocilene do Ramo. A interdisciplinaridade em ação: um curso de atualização para professores da educação básica. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455989839691776 |