Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Renata Ribeiro Kale
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18432
Resumo: Nos últimos anos, foi percebido um movimento por parte da Prefeitura de Niterói – e presente no Plano de Metas para os anos de 2019/2020, elaborado e divulgado pela própria – de resgate ao Patrimônio Cultural da cidade, através de projetos arquitetônicos e urbanísticos de locais emblemáticos, tais como: a revitalização do Cinema Icaraí, do icônico Solar do Jambeiro, da Casa Norival de Freitas, reativação do Mercado Municipal e a reurbanização do Centro da cidade. Seja através da inserção de novos usos ou do resgate aos antigos, fica notável o anseio da sociedade niteroiense em reinserir esses locais no cotidiano da cidade e reativando suas memórias. É sobre este contexto que o presente projeto se debruça, estabelecendo como objeto central de atuação o Hotel Panorama, localizado entre os bairros de São Francisco e Charitas, em Niterói. A sua estrutura inacabada, fruto do abandono após o embargo do projeto por questões incertas – e pouquíssimo divulgadas – na década de 70, se apresenta como um grande elefante branco na paisagem niteroiense. Devido a sua localização privilegiada, no alto do Morro da Viração, o esqueleto do Hotel Panorama se tornou um referencial na paisagem da cidade – tanto para moradores quanto visitantes. Mais do que isso, representa um trauma, uma fratura exposta de um projeto que poderia trazer benefícios reais para a sociedade.
id UFRJ_218100433c5177f5af302bdcccba837e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18432
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São FranciscoRequalificaçãoMeio ambienteMonumentosReutilização adaptativaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMONos últimos anos, foi percebido um movimento por parte da Prefeitura de Niterói – e presente no Plano de Metas para os anos de 2019/2020, elaborado e divulgado pela própria – de resgate ao Patrimônio Cultural da cidade, através de projetos arquitetônicos e urbanísticos de locais emblemáticos, tais como: a revitalização do Cinema Icaraí, do icônico Solar do Jambeiro, da Casa Norival de Freitas, reativação do Mercado Municipal e a reurbanização do Centro da cidade. Seja através da inserção de novos usos ou do resgate aos antigos, fica notável o anseio da sociedade niteroiense em reinserir esses locais no cotidiano da cidade e reativando suas memórias. É sobre este contexto que o presente projeto se debruça, estabelecendo como objeto central de atuação o Hotel Panorama, localizado entre os bairros de São Francisco e Charitas, em Niterói. A sua estrutura inacabada, fruto do abandono após o embargo do projeto por questões incertas – e pouquíssimo divulgadas – na década de 70, se apresenta como um grande elefante branco na paisagem niteroiense. Devido a sua localização privilegiada, no alto do Morro da Viração, o esqueleto do Hotel Panorama se tornou um referencial na paisagem da cidade – tanto para moradores quanto visitantes. Mais do que isso, representa um trauma, uma fratura exposta de um projeto que poderia trazer benefícios reais para a sociedade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoUFRJFonseca, Adriano PaiterPimentel, Renata Ribeiro Kale2022-08-25T02:21:55Z2023-12-21T03:09:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPIMENTEL, Renata Ribeiro Kale. Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco. 2020. 70 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/18432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18432Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
title Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
spellingShingle Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
Pimentel, Renata Ribeiro Kale
Requalificação
Meio ambiente
Monumentos
Reutilização adaptativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
title_full Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
title_fullStr Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
title_full_unstemmed Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
title_sort Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco
author Pimentel, Renata Ribeiro Kale
author_facet Pimentel, Renata Ribeiro Kale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Adriano Paiter
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Renata Ribeiro Kale
dc.subject.por.fl_str_mv Requalificação
Meio ambiente
Monumentos
Reutilização adaptativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic Requalificação
Meio ambiente
Monumentos
Reutilização adaptativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description Nos últimos anos, foi percebido um movimento por parte da Prefeitura de Niterói – e presente no Plano de Metas para os anos de 2019/2020, elaborado e divulgado pela própria – de resgate ao Patrimônio Cultural da cidade, através de projetos arquitetônicos e urbanísticos de locais emblemáticos, tais como: a revitalização do Cinema Icaraí, do icônico Solar do Jambeiro, da Casa Norival de Freitas, reativação do Mercado Municipal e a reurbanização do Centro da cidade. Seja através da inserção de novos usos ou do resgate aos antigos, fica notável o anseio da sociedade niteroiense em reinserir esses locais no cotidiano da cidade e reativando suas memórias. É sobre este contexto que o presente projeto se debruça, estabelecendo como objeto central de atuação o Hotel Panorama, localizado entre os bairros de São Francisco e Charitas, em Niterói. A sua estrutura inacabada, fruto do abandono após o embargo do projeto por questões incertas – e pouquíssimo divulgadas – na década de 70, se apresenta como um grande elefante branco na paisagem niteroiense. Devido a sua localização privilegiada, no alto do Morro da Viração, o esqueleto do Hotel Panorama se tornou um referencial na paisagem da cidade – tanto para moradores quanto visitantes. Mais do que isso, representa um trauma, uma fratura exposta de um projeto que poderia trazer benefícios reais para a sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-08-25T02:21:55Z
2023-12-21T03:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTEL, Renata Ribeiro Kale. Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco. 2020. 70 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
http://hdl.handle.net/11422/18432
identifier_str_mv PIMENTEL, Renata Ribeiro Kale. Um novo panorama: ressignificação da memória afetiva na paisagem de São Francisco. 2020. 70 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/18432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456035867983872