Fato e ficção em Nocturno de Chile de Roberto Bolaño
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21469 |
Resumo: | O presente trabalho pretende fazer uma investigação literária de uma obra, o romance Nocturno de Chile de Roberto Bolaño (2000), que mescla fatos e ficção, situado majoritariamente na segunda metade do século XX no Chile, período tomado pelo contexto pinochetista e pós-ditatorial. O livro é narrado em primeira pessoa por Sebastián Urrutia Lacroix, padre, poeta e crítico literário. O relato é um monólogo de um homem que está nos últimos dias de vida e decide rememorar acontecimentos e ações que, segundo ele, validariam sua história. Cheio de culpa, ao constatar a morte iminente, entra em uma espécie de ritual para apaziguar-se ao mesmo tempo com Deus e a sua consciência. Enquanto a voz dramatiza os dilemas da consciência, diversas faces da história do Chile aparecem figuradas na composição. Entre o homem à beira da morte e o que delira e momentaneamente esquece o seu nome está o indivíduo convicto de sua ideologia e que expressa, inclusive, prazer na posição que ocupa na história de seu país, como um forte apoiador do fechamento político promovido por Pinochet. Como objetivos da pesquisa pretende-se sistematizar tal linha narrativa, com atenção à precisão ou imprecisão das ancoragens históricas, para entender os nexos da ordem ou da desordem do discurso. Visa-se acompanhar os trânsitos do personagem entre sua vida pessoal e a vida nacional, e o modo como ele tenta definir e caracterizar o país a partir de sua visão de mundo favorável ao regime autoritário. |
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