Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12643 |
Resumo: | Este estudo busca apresentar uma proposta de revisão das práticas pedagógicas vigentes no cenário atual brasileiro por meio das obras do sociólogo, filósofo e historiador francês, Edgar Morin, a partir dos conceitos da teoria da complexidade abordados por este, no âmbito da educação. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na literatura do autor. Os livros selecionados para a realização deste trabalho foram: A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, Introdução ao pensamento complexo, Os sete saberes necessários à educação do futuro, Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação e parte do livro O método 1: a natureza da natureza. Primeiramente, será apresentada a biografia do autor, com o intuito de compreender as relações de sua experiência de vida e de que modo influenciam em suas mais de trinta obras. Em seguida, será apresentada sua abordagem sobre o pensamento complexo, a relação entre a fragmentação dos saberes e a proposta de Morin sobre a transdisciplinaridade, os estudos sobre a necessidade de uma reforma no pensamento, a educação na era planetária, com ênfase no livro Os sete saberes necessários à educação do futuro e reflexões do autor quanto ao papel da educação na atualidade. Por fim, será apresentada a inter-relação entre o pensamento de Edgar Morin e as práticas pedagógicas vigentes no Brasil. |
id |
UFRJ_241dfc80e0b7deec210bdc5239c9f38c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12643 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar MorinComplexidadeFilosofiaEducaçãoReforma do ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo busca apresentar uma proposta de revisão das práticas pedagógicas vigentes no cenário atual brasileiro por meio das obras do sociólogo, filósofo e historiador francês, Edgar Morin, a partir dos conceitos da teoria da complexidade abordados por este, no âmbito da educação. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na literatura do autor. Os livros selecionados para a realização deste trabalho foram: A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, Introdução ao pensamento complexo, Os sete saberes necessários à educação do futuro, Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação e parte do livro O método 1: a natureza da natureza. Primeiramente, será apresentada a biografia do autor, com o intuito de compreender as relações de sua experiência de vida e de que modo influenciam em suas mais de trinta obras. Em seguida, será apresentada sua abordagem sobre o pensamento complexo, a relação entre a fragmentação dos saberes e a proposta de Morin sobre a transdisciplinaridade, os estudos sobre a necessidade de uma reforma no pensamento, a educação na era planetária, com ênfase no livro Os sete saberes necessários à educação do futuro e reflexões do autor quanto ao papel da educação na atualidade. Por fim, será apresentada a inter-relação entre o pensamento de Edgar Morin e as práticas pedagógicas vigentes no Brasil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber GerbassiSouza, Marta Lima deMarques, RobertoVieira, Thamiris Martins2020-07-03T17:09:24Z2023-12-21T03:01:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVIEIRA, Thamiris Martins. Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/12643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12643Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
title |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
spellingShingle |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin Vieira, Thamiris Martins Complexidade Filosofia Educação Reforma do ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
title_full |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
title_fullStr |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
title_sort |
Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin |
author |
Vieira, Thamiris Martins |
author_facet |
Vieira, Thamiris Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scofano, Reuber Gerbassi Souza, Marta Lima de Marques, Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Thamiris Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade Filosofia Educação Reforma do ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Complexidade Filosofia Educação Reforma do ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo busca apresentar uma proposta de revisão das práticas pedagógicas vigentes no cenário atual brasileiro por meio das obras do sociólogo, filósofo e historiador francês, Edgar Morin, a partir dos conceitos da teoria da complexidade abordados por este, no âmbito da educação. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na literatura do autor. Os livros selecionados para a realização deste trabalho foram: A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, Introdução ao pensamento complexo, Os sete saberes necessários à educação do futuro, Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação e parte do livro O método 1: a natureza da natureza. Primeiramente, será apresentada a biografia do autor, com o intuito de compreender as relações de sua experiência de vida e de que modo influenciam em suas mais de trinta obras. Em seguida, será apresentada sua abordagem sobre o pensamento complexo, a relação entre a fragmentação dos saberes e a proposta de Morin sobre a transdisciplinaridade, os estudos sobre a necessidade de uma reforma no pensamento, a educação na era planetária, com ênfase no livro Os sete saberes necessários à educação do futuro e reflexões do autor quanto ao papel da educação na atualidade. Por fim, será apresentada a inter-relação entre o pensamento de Edgar Morin e as práticas pedagógicas vigentes no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-07-03T17:09:24Z 2023-12-21T03:01:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Thamiris Martins. Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/12643 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Thamiris Martins. Filosofia e educação: contribuições de Edgar Morin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456005860884480 |