Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'ana, Gustavo Lacombe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8828
Resumo: Analisa as possibilidades que pretensos novos autores têm de publicarem suas obras sem ter de passar pelo crivo de editoras que, durante muito tempo, pautaram o que poderia e deveria ser publicado. Através de uma contextualização histórica, será possível identificar os caminhos desbravados desde a criação da prensa de Gutemberg até a chegada da Era Digital e o advento do e-book. O surgimento de plataformas de autopublicação e a facilidade encontrada pelos novos autores trazem à tona a chance de começar uma carreira, incorporando ou não atribuições de edição, mas certamente aprendendo a ter sob o seu próprio controle o trabalho de distribuição, marketing e venda de sua própria obra. Como resultado deste projeto experimental tem-se um e-book produzido pelo próprio aluno a partir de uma obra já existente, intitulado “Destino, Acaso ou Algo Mais Forte” que, além da sua confecção, envolveu também estratégias de distribuição, comercialização e publicidade.
id UFRJ_25e6b0bf873a5ca8ed96ff684763a0a5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8828
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritoresLivros eletrônicosProjeto gráficoMercado editorialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa as possibilidades que pretensos novos autores têm de publicarem suas obras sem ter de passar pelo crivo de editoras que, durante muito tempo, pautaram o que poderia e deveria ser publicado. Através de uma contextualização histórica, será possível identificar os caminhos desbravados desde a criação da prensa de Gutemberg até a chegada da Era Digital e o advento do e-book. O surgimento de plataformas de autopublicação e a facilidade encontrada pelos novos autores trazem à tona a chance de começar uma carreira, incorporando ou não atribuições de edição, mas certamente aprendendo a ter sob o seu próprio controle o trabalho de distribuição, marketing e venda de sua própria obra. Como resultado deste projeto experimental tem-se um e-book produzido pelo próprio aluno a partir de uma obra já existente, intitulado “Destino, Acaso ou Algo Mais Forte” que, além da sua confecção, envolveu também estratégias de distribuição, comercialização e publicidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCastro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Fernandes, Amauryhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Feijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Sant'ana, Gustavo Lacombe2019-07-16T17:43:05Z2023-12-21T03:01:25Z2018-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANT'ANA, Gustavo Lacombe. Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/8828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-10-04T19:31:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8828Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-10-04T19:31:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
title Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
spellingShingle Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
Sant'ana, Gustavo Lacombe
Livros eletrônicos
Projeto gráfico
Mercado editorial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
title_full Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
title_fullStr Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
title_full_unstemmed Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
title_sort Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores
author Sant'ana, Gustavo Lacombe
author_facet Sant'ana, Gustavo Lacombe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paulo César
http://lattes.cnpq.br/4482415757591851
Fernandes, Amaury
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006
Feijó, Mário
http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'ana, Gustavo Lacombe
dc.subject.por.fl_str_mv Livros eletrônicos
Projeto gráfico
Mercado editorial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Livros eletrônicos
Projeto gráfico
Mercado editorial
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Analisa as possibilidades que pretensos novos autores têm de publicarem suas obras sem ter de passar pelo crivo de editoras que, durante muito tempo, pautaram o que poderia e deveria ser publicado. Através de uma contextualização histórica, será possível identificar os caminhos desbravados desde a criação da prensa de Gutemberg até a chegada da Era Digital e o advento do e-book. O surgimento de plataformas de autopublicação e a facilidade encontrada pelos novos autores trazem à tona a chance de começar uma carreira, incorporando ou não atribuições de edição, mas certamente aprendendo a ter sob o seu próprio controle o trabalho de distribuição, marketing e venda de sua própria obra. Como resultado deste projeto experimental tem-se um e-book produzido pelo próprio aluno a partir de uma obra já existente, intitulado “Destino, Acaso ou Algo Mais Forte” que, além da sua confecção, envolveu também estratégias de distribuição, comercialização e publicidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
2019-07-16T17:43:05Z
2023-12-21T03:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANT'ANA, Gustavo Lacombe. Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/8828
identifier_str_mv SANT'ANA, Gustavo Lacombe. Os caminhos da autopublicação: o poder do e-book de produzir novos escritores. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/8828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455992602689536