Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11811 |
Resumo: | Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese. |
id |
UFRJ_26c99b87bc7f567b60343b28dd645ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11811 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONUContabilidadeCurrículo mundialExame de SuficiênciaConselho Federal de ContabilidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISCom a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJLeal, Luiz Antonio Ochsendorfhttp://lattes.cnpq.br/8404154345700489Coutinho, Jéssica Queiroz2020-04-16T21:20:56Z2023-12-21T03:07:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
title |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
spellingShingle |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU Coutinho, Jéssica Queiroz Contabilidade Currículo mundial Exame de Suficiência Conselho Federal de Contabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
title_full |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
title_fullStr |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
title_sort |
Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
author |
Coutinho, Jéssica Queiroz |
author_facet |
Coutinho, Jéssica Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Luiz Antonio Ochsendorf http://lattes.cnpq.br/8404154345700489 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Jéssica Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade Currículo mundial Exame de Suficiência Conselho Federal de Contabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Contabilidade Currículo mundial Exame de Suficiência Conselho Federal de Contabilidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-16T21:20:56Z 2023-12-21T03:07:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11811 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455997159800832 |