Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Jéssica Queiroz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11811
Resumo: Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese.
id UFRJ_26c99b87bc7f567b60343b28dd645ad9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11811
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONUContabilidadeCurrículo mundialExame de SuficiênciaConselho Federal de ContabilidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISCom a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJLeal, Luiz Antonio Ochsendorfhttp://lattes.cnpq.br/8404154345700489Coutinho, Jéssica Queiroz2020-04-16T21:20:56Z2023-12-21T03:07:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
title Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
spellingShingle Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
Coutinho, Jéssica Queiroz
Contabilidade
Currículo mundial
Exame de Suficiência
Conselho Federal de Contabilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
title_full Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
title_fullStr Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
title_full_unstemmed Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
title_sort Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU
author Coutinho, Jéssica Queiroz
author_facet Coutinho, Jéssica Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Luiz Antonio Ochsendorf
http://lattes.cnpq.br/8404154345700489
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Jéssica Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Currículo mundial
Exame de Suficiência
Conselho Federal de Contabilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Contabilidade
Currículo mundial
Exame de Suficiência
Conselho Federal de Contabilidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-16T21:20:56Z
2023-12-21T03:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11811
url http://hdl.handle.net/11422/11811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455997159800832