O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faini, Iana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11028
Resumo: A partir do conceito de aura de Walter Benjamin e da ideia de fetichismo da mercadoria de Karl Marx, compreende-se que o livro impresso pode ser um objeto capaz de adquirir uma espécie de aura que, ao ser perdida pelas obras de arte é transferida para a mercadoria, principalmente por meio da publicidade. Este trabalho tem como objetivo, dessa forma, investigar o fenômeno de parte do público leitor dar preferência para determinados tipos de edições de livros enquanto poderia adquirir o mesmo conteúdo em edições mais baratas ou até gratuitamente na internet. Para isso, será feito o estudo de caso da Carambaia, uma pequena editora dedicada à publicações de literatura de grandes autores em edições luxuosas e limitadas.
id UFRJ_27a2db49d78de159545b29289d93c4bc
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11028
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Faini, IanaFeijó, Máriohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Mendes, ClaudiaFernandes, Amaury2020-01-14T15:27:58Z2023-11-30T03:03:44Z2018-12-06FAINI, Iana. O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/11028Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-10-16T18:10:43Z No. of bitstreams: 1 Ifaini.pdf: 2025563 bytes, checksum: a51a13f1602be5ffb23d389a41cd6b96 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-14T15:27:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ifaini.pdf: 2025563 bytes, checksum: a51a13f1602be5ffb23d389a41cd6b96 (MD5) Previous issue date: 2018-12-06A partir do conceito de aura de Walter Benjamin e da ideia de fetichismo da mercadoria de Karl Marx, compreende-se que o livro impresso pode ser um objeto capaz de adquirir uma espécie de aura que, ao ser perdida pelas obras de arte é transferida para a mercadoria, principalmente por meio da publicidade. Este trabalho tem como objetivo, dessa forma, investigar o fenômeno de parte do público leitor dar preferência para determinados tipos de edições de livros enquanto poderia adquirir o mesmo conteúdo em edições mais baratas ou até gratuitamente na internet. Para isso, será feito o estudo de caso da Carambaia, uma pequena editora dedicada à publicações de literatura de grandes autores em edições luxuosas e limitadas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODesign gráficoMercado editorialO livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALIfaini.pdfIfaini.pdfapplication/pdf2025563http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11028/1/Ifaini.pdfa51a13f1602be5ffb23d389a41cd6b96MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11028/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/110282023-11-30 00:03:44.877oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
title O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
spellingShingle O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
Faini, Iana
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Design gráfico
Mercado editorial
title_short O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
title_full O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
title_fullStr O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
title_full_unstemmed O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
title_sort O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia
author Faini, Iana
author_facet Faini, Iana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faini, Iana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Feijó, Mário
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mendes, Claudia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Amaury
contributor_str_mv Feijó, Mário
Mendes, Claudia
Fernandes, Amaury
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Design gráfico
Mercado editorial
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Mercado editorial
description A partir do conceito de aura de Walter Benjamin e da ideia de fetichismo da mercadoria de Karl Marx, compreende-se que o livro impresso pode ser um objeto capaz de adquirir uma espécie de aura que, ao ser perdida pelas obras de arte é transferida para a mercadoria, principalmente por meio da publicidade. Este trabalho tem como objetivo, dessa forma, investigar o fenômeno de parte do público leitor dar preferência para determinados tipos de edições de livros enquanto poderia adquirir o mesmo conteúdo em edições mais baratas ou até gratuitamente na internet. Para isso, será feito o estudo de caso da Carambaia, uma pequena editora dedicada à publicações de literatura de grandes autores em edições luxuosas e limitadas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T15:27:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FAINI, Iana. O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11028
identifier_str_mv FAINI, Iana. O livro como outra coisa: um estudo de caso da editora Carambaia. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/11028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11028/1/Ifaini.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11028/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a51a13f1602be5ffb23d389a41cd6b96
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097165128237056