Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, William da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12527
Resumo: Os catalisadores devem apresentar propriedades adequadas para que se tenha uma maior otimização do processo. Maiores conversões e seletividades podem estar relacionada a a alta área específica de um catalisador e a sua alta dispersão da fase ativa. Tais propriedades estão diretamente relacionadas ao método de síntese dos catalisadores. Este trabalho explora a síntese dos catalisadores 20% p/p de CuO suportados em alumina obtidos por diferentes formas: (1) método de impregnação seca, (2) co-precipitação assistida de ultrassom. Os catalisadores foram caracterizados por redução a temperatura programada (RTP-H2) seguido por difração de raios X (DRX in-situ), espectrometria de fluorescência de raios X (FRX), redução a temperatura programa de H2 (RTP-H2), difração de raios X (DRX), análise textural pelo método BET, análise da superfície por espectroscopia foto eletrônica de raios X (XPS) e imagens por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Além disso, os catalisadores foram utilizados na reação de decomposição do isopropanol para avaliar sua seletividade e propriedades catalíticas. Os resultados mostraram que o método de co-precipitação assistida de ultrassom gerou catalisadores com uma maior área específica, um maior volume de poro, um menor diâmetro de poro, uma maior dispersão da fase ativa na superfície do suporte, todas essas propriedades foram superiores aos catalisadores obtidos por impregnação seca. Por consequência, o desempenho dos catalisadores co-precipitados levou a uma maior conversão para decomposição do isopropanol. Portanto, o método de co-precipitação assistida não só diminuiu as partículas de CuO dos catalisadores de CuO/Al2O3 como favoreceu a dispersão da fase ativa no suporte, acarretando assim, um desempenho mais satisfatório e uma mais alta taxa de reação para conversão do isopropanol.
id UFRJ_2873ca6e47aa6eea20ff6a25e97029ef
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12527
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobreCatalisadoresEspectroscopiaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICAOs catalisadores devem apresentar propriedades adequadas para que se tenha uma maior otimização do processo. Maiores conversões e seletividades podem estar relacionada a a alta área específica de um catalisador e a sua alta dispersão da fase ativa. Tais propriedades estão diretamente relacionadas ao método de síntese dos catalisadores. Este trabalho explora a síntese dos catalisadores 20% p/p de CuO suportados em alumina obtidos por diferentes formas: (1) método de impregnação seca, (2) co-precipitação assistida de ultrassom. Os catalisadores foram caracterizados por redução a temperatura programada (RTP-H2) seguido por difração de raios X (DRX in-situ), espectrometria de fluorescência de raios X (FRX), redução a temperatura programa de H2 (RTP-H2), difração de raios X (DRX), análise textural pelo método BET, análise da superfície por espectroscopia foto eletrônica de raios X (XPS) e imagens por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Além disso, os catalisadores foram utilizados na reação de decomposição do isopropanol para avaliar sua seletividade e propriedades catalíticas. Os resultados mostraram que o método de co-precipitação assistida de ultrassom gerou catalisadores com uma maior área específica, um maior volume de poro, um menor diâmetro de poro, uma maior dispersão da fase ativa na superfície do suporte, todas essas propriedades foram superiores aos catalisadores obtidos por impregnação seca. Por consequência, o desempenho dos catalisadores co-precipitados levou a uma maior conversão para decomposição do isopropanol. Portanto, o método de co-precipitação assistida não só diminuiu as partículas de CuO dos catalisadores de CuO/Al2O3 como favoreceu a dispersão da fase ativa no suporte, acarretando assim, um desempenho mais satisfatório e uma mais alta taxa de reação para conversão do isopropanol.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de QuímicaUFRJToniolo, Fábio Souzahttp://lattes.cnpq.br/4183846294730007http://lattes.cnpq.br/0916213840927129Rodrigues, Clarissa Perdomohttp://lattes.cnpq.br/4720387262770779Menezes, João Paulo da Silva Queirozhttp://lattes.cnpq.br/3376637310758119Gaspar, Alexandre Barroshttp://lattes.cnpq.br/1049735133222758Menezes, William da Silva2020-06-15T18:53:03Z2023-12-21T03:07:15Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12527Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
title Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
spellingShingle Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
Menezes, William da Silva
Catalisadores
Espectroscopia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
title_short Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
title_full Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
title_fullStr Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
title_full_unstemmed Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
title_sort Estudo do efeito da sonificação por ultrassom na síntese de nanopartículas de cobre
author Menezes, William da Silva
author_facet Menezes, William da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toniolo, Fábio Souza
http://lattes.cnpq.br/4183846294730007
http://lattes.cnpq.br/0916213840927129
Rodrigues, Clarissa Perdomo
http://lattes.cnpq.br/4720387262770779
Menezes, João Paulo da Silva Queiroz
http://lattes.cnpq.br/3376637310758119
Gaspar, Alexandre Barros
http://lattes.cnpq.br/1049735133222758
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, William da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Catalisadores
Espectroscopia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
topic Catalisadores
Espectroscopia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
description Os catalisadores devem apresentar propriedades adequadas para que se tenha uma maior otimização do processo. Maiores conversões e seletividades podem estar relacionada a a alta área específica de um catalisador e a sua alta dispersão da fase ativa. Tais propriedades estão diretamente relacionadas ao método de síntese dos catalisadores. Este trabalho explora a síntese dos catalisadores 20% p/p de CuO suportados em alumina obtidos por diferentes formas: (1) método de impregnação seca, (2) co-precipitação assistida de ultrassom. Os catalisadores foram caracterizados por redução a temperatura programada (RTP-H2) seguido por difração de raios X (DRX in-situ), espectrometria de fluorescência de raios X (FRX), redução a temperatura programa de H2 (RTP-H2), difração de raios X (DRX), análise textural pelo método BET, análise da superfície por espectroscopia foto eletrônica de raios X (XPS) e imagens por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Além disso, os catalisadores foram utilizados na reação de decomposição do isopropanol para avaliar sua seletividade e propriedades catalíticas. Os resultados mostraram que o método de co-precipitação assistida de ultrassom gerou catalisadores com uma maior área específica, um maior volume de poro, um menor diâmetro de poro, uma maior dispersão da fase ativa na superfície do suporte, todas essas propriedades foram superiores aos catalisadores obtidos por impregnação seca. Por consequência, o desempenho dos catalisadores co-precipitados levou a uma maior conversão para decomposição do isopropanol. Portanto, o método de co-precipitação assistida não só diminuiu as partículas de CuO dos catalisadores de CuO/Al2O3 como favoreceu a dispersão da fase ativa no suporte, acarretando assim, um desempenho mais satisfatório e uma mais alta taxa de reação para conversão do isopropanol.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2020-06-15T18:53:03Z
2023-12-21T03:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12527
url http://hdl.handle.net/11422/12527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008006270976