Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brêda, Thaís Coelho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4318
Resumo: A Formação Resende constitui o principal registro estratigráfico das bacias que compõem o segmento central do Rifte Continental do Sudeste do Brasil (RCSB), entre as quais está a bacia de Resende, hemigráben localizado no trecho fluminense do médio vale do rio Paraíba do Sul. Esta unidade estratigráfica, de idade Eoceno-Oligoceno, é composta dominantemente por arenitos esbranquiçados, em conjuntos de camadas aproximadamente tabulares, intercalados a intervalos lenticulares de lamitos esverdeados. Estes depósitos são associados a rios entrelaçados, com leques aluviais distribuídos principalmente na borda norte da bacia (falha principal do hemigráben). A Formação Resende representa o aquífero de maior importância na região. O presente estudo tem por objetivo a realização de análises petrográficas de arenitos fluviais da Formação Resende, enfatizando a descrição dos aspectos composicionais, buscando informações sobre a proveniência destes sedimentos, e dos aspectos texturais e de porosidade, de modo a permitir a discussão da capacidade permoporosa destes depósitos. De forma a representar da melhor maneira possível o registro aflorante desta unidade ao longo de toda a bacia, foram selecionados para este estudo sete afloramentos, nos quais foram confeccionados perfis e seções estratigráficas e coletadas amostras de arenitos para realização de análises granulométricas e petrográficas em lâminas delgadas. Como resultado dessas análises, pôde-se reconhecer que os arenitos estudados são arcóseos, subarcóseos e arcóseos líticos, apresentando matriz proveniente da alteração dos feldspatos presentes nas rochas e uma porosidade, predominantemente, de origem secundária, com baixa conectividade. A análise da composição dos arenitos permitiu a observação de uma forte influência de rochas plutônicas aflorantes a sul da bacia de Resende.
id UFRJ_2acdd49e29ed5ce35c967826b1af1c5c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4318
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)Bacia de ResendeFormação ResendePetrografiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAA Formação Resende constitui o principal registro estratigráfico das bacias que compõem o segmento central do Rifte Continental do Sudeste do Brasil (RCSB), entre as quais está a bacia de Resende, hemigráben localizado no trecho fluminense do médio vale do rio Paraíba do Sul. Esta unidade estratigráfica, de idade Eoceno-Oligoceno, é composta dominantemente por arenitos esbranquiçados, em conjuntos de camadas aproximadamente tabulares, intercalados a intervalos lenticulares de lamitos esverdeados. Estes depósitos são associados a rios entrelaçados, com leques aluviais distribuídos principalmente na borda norte da bacia (falha principal do hemigráben). A Formação Resende representa o aquífero de maior importância na região. O presente estudo tem por objetivo a realização de análises petrográficas de arenitos fluviais da Formação Resende, enfatizando a descrição dos aspectos composicionais, buscando informações sobre a proveniência destes sedimentos, e dos aspectos texturais e de porosidade, de modo a permitir a discussão da capacidade permoporosa destes depósitos. De forma a representar da melhor maneira possível o registro aflorante desta unidade ao longo de toda a bacia, foram selecionados para este estudo sete afloramentos, nos quais foram confeccionados perfis e seções estratigráficas e coletadas amostras de arenitos para realização de análises granulométricas e petrográficas em lâminas delgadas. Como resultado dessas análises, pôde-se reconhecer que os arenitos estudados são arcóseos, subarcóseos e arcóseos líticos, apresentando matriz proveniente da alteração dos feldspatos presentes nas rochas e uma porosidade, predominantemente, de origem secundária, com baixa conectividade. A análise da composição dos arenitos permitiu a observação de uma forte influência de rochas plutônicas aflorantes a sul da bacia de Resende.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de GeociênciasUFRJMello, Claudio Limeirahttp://lattes.cnpq.br/8440044607836952http://lattes.cnpq.br/5801279909711553Ramos, Renato Rodriguez Cabralhttp://lattes.cnpq.br/4557680514419881Carvalho, Ismar de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2138654072839905Garcindo, Lucas Balsinihttp://lattes.cnpq.br/1429003360920641Brêda, Thaís Coelho2018-07-12T17:20:02Z2023-12-21T03:03:16Z2010-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:16Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
title Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
spellingShingle Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
Brêda, Thaís Coelho
Bacia de Resende
Formação Resende
Petrografia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
title_short Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
title_full Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
title_fullStr Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
title_full_unstemmed Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
title_sort Análise petrográfica da formação Resende (Bacia de Resende, RJ)
author Brêda, Thaís Coelho
author_facet Brêda, Thaís Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Claudio Limeira
http://lattes.cnpq.br/8440044607836952
http://lattes.cnpq.br/5801279909711553
Ramos, Renato Rodriguez Cabral
http://lattes.cnpq.br/4557680514419881
Carvalho, Ismar de Souza
http://lattes.cnpq.br/2138654072839905
Garcindo, Lucas Balsini
http://lattes.cnpq.br/1429003360920641
dc.contributor.author.fl_str_mv Brêda, Thaís Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia de Resende
Formação Resende
Petrografia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
topic Bacia de Resende
Formação Resende
Petrografia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description A Formação Resende constitui o principal registro estratigráfico das bacias que compõem o segmento central do Rifte Continental do Sudeste do Brasil (RCSB), entre as quais está a bacia de Resende, hemigráben localizado no trecho fluminense do médio vale do rio Paraíba do Sul. Esta unidade estratigráfica, de idade Eoceno-Oligoceno, é composta dominantemente por arenitos esbranquiçados, em conjuntos de camadas aproximadamente tabulares, intercalados a intervalos lenticulares de lamitos esverdeados. Estes depósitos são associados a rios entrelaçados, com leques aluviais distribuídos principalmente na borda norte da bacia (falha principal do hemigráben). A Formação Resende representa o aquífero de maior importância na região. O presente estudo tem por objetivo a realização de análises petrográficas de arenitos fluviais da Formação Resende, enfatizando a descrição dos aspectos composicionais, buscando informações sobre a proveniência destes sedimentos, e dos aspectos texturais e de porosidade, de modo a permitir a discussão da capacidade permoporosa destes depósitos. De forma a representar da melhor maneira possível o registro aflorante desta unidade ao longo de toda a bacia, foram selecionados para este estudo sete afloramentos, nos quais foram confeccionados perfis e seções estratigráficas e coletadas amostras de arenitos para realização de análises granulométricas e petrográficas em lâminas delgadas. Como resultado dessas análises, pôde-se reconhecer que os arenitos estudados são arcóseos, subarcóseos e arcóseos líticos, apresentando matriz proveniente da alteração dos feldspatos presentes nas rochas e uma porosidade, predominantemente, de origem secundária, com baixa conectividade. A análise da composição dos arenitos permitiu a observação de uma forte influência de rochas plutônicas aflorantes a sul da bacia de Resende.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02
2018-07-12T17:20:02Z
2023-12-21T03:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4318
url http://hdl.handle.net/11422/4318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455974611222528