O roubo de carga no estado do Rio de Janeiro, 2010-2020: relação com variáveis econômicas e com a intervenção federal de 2018
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/22802 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno do roubo de cargas no Estado do Rio de Janeiro. O modal rodoviário é responsável por cerca de 60% das cargas transportados no Brasil e as características e os valores das mercadorias que circulam por vias rodoviárias provocam o interesse de quadrilhas especializadas em roubo de carga. No Estado do Rio, o aumento desse tipo de crime tem sido alvo de políticas repressivas e foi uma das motivações para a intervenção federal na segurança pública em 2018. A monografia descreve as dinâmicas do roubo de cargas, focaliza sua evolução no estado ao longo do período 2010-2020, destaca as áreas de maior incidência e analisa a relação entre roubos de carga e indicadores econômicos (renda per capita e taxa de desemprego estaduais, além da evolução do número de empresas e de empregados em seis regiões administrativas da cidade do Rio) nesse período. Discute ainda o impacto da intervenção federal de 2018 sobre a incidência dos roubos de carga e sobre a segurança pública do estado. |
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O roubo de carga no estado do Rio de Janeiro, 2010-2020: relação com variáveis econômicas e com a intervenção federal de 2018Roubo de cargaCrime contra o patrimônioTransporte rodoviárioRio de Janeiro (Estado)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEste trabalho se propõe a analisar o fenômeno do roubo de cargas no Estado do Rio de Janeiro. O modal rodoviário é responsável por cerca de 60% das cargas transportados no Brasil e as características e os valores das mercadorias que circulam por vias rodoviárias provocam o interesse de quadrilhas especializadas em roubo de carga. No Estado do Rio, o aumento desse tipo de crime tem sido alvo de políticas repressivas e foi uma das motivações para a intervenção federal na segurança pública em 2018. A monografia descreve as dinâmicas do roubo de cargas, focaliza sua evolução no estado ao longo do período 2010-2020, destaca as áreas de maior incidência e analisa a relação entre roubos de carga e indicadores econômicos (renda per capita e taxa de desemprego estaduais, além da evolução do número de empresas e de empregados em seis regiões administrativas da cidade do Rio) nesse período. Discute ainda o impacto da intervenção federal de 2018 sobre a incidência dos roubos de carga e sobre a segurança pública do estado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJMusumeci, Leonardahttp://lattes.cnpq.br/6579538305394304Rocha, Romero Cavalcanti Barreto dahttp://lattes.cnpq.br/7731191536528594Kerstenetzky, Jaqueshttp://lattes.cnpq.br/2319092965765802Araujo, Isabelle da Silva2024-05-08T10:48:59Z2024-05-10T03:00:20Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisARAUJO, Isabelle da Silva. O roubo de carga no estado do Rio de Janeiro, 2010-2020: relação com variáveis econômicas e com a intervenção federal de 2018. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/22802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-05-10T03:00:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22802Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-05-10T03:00:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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