Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Fernando Frazão de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2274
Resumo: Estudo de caso da Fotocom, primeira agência de fotografia editorial 100% gratuita do mundo. Brasileira, independente e prestes a completar dez anos de existência, a Fotocom inaugurou e tornou-se pioneira de um novo mercado de trabalho quando transportou para o serviço de foto-divulgação, até então prestado de maneira quase informal, a mentalidade e a estrutura de funcionamento das agências de fotografia. Desta forma, adaptou o fotojornalismo aos interesses dos departamentos de marketing e assessorias de imprensa de seus clientes e estabeleceu um padrão de qualidade. O trabalho busca compreender o funcionamento desde novo mercado que se abriu para os fotojornalistas, a partir da experiência modelo da Fotocom, e tenta refletir sobre os caminhos que podem surgir para as agências de fotografia numa era em que o jornalismo enxerga seu futuro através de lentes embaçadas.
id UFRJ_2c41bfcfea7c51f4be6a342c7ba66832
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2274
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Queiroz, Fernando Frazão dehttp://lattes.cnpq.br/1793875080581837Fatorelli, Antonio Paccahttp://lattes.cnpq.br/4404878872890292Barbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Gastaldoni, Dante2017-06-19T20:49:50Z2023-11-30T03:02:10Z2009-12-03QUEIROZ, Fernando Frazão de. Agência fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2274Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-10-19T21:40:57Z No. of bitstreams: 1 FQUEIROZ.pdf: 7446165 bytes, checksum: 1f4f7aadde618acf71085b0f96bb3337 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-19T20:49:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FQUEIROZ.pdf: 7446165 bytes, checksum: 1f4f7aadde618acf71085b0f96bb3337 (MD5) Previous issue date: 2009-12-03Estudo de caso da Fotocom, primeira agência de fotografia editorial 100% gratuita do mundo. Brasileira, independente e prestes a completar dez anos de existência, a Fotocom inaugurou e tornou-se pioneira de um novo mercado de trabalho quando transportou para o serviço de foto-divulgação, até então prestado de maneira quase informal, a mentalidade e a estrutura de funcionamento das agências de fotografia. Desta forma, adaptou o fotojornalismo aos interesses dos departamentos de marketing e assessorias de imprensa de seus clientes e estabeleceu um padrão de qualidade. O trabalho busca compreender o funcionamento desde novo mercado que se abriu para os fotojornalistas, a partir da experiência modelo da Fotocom, e tenta refletir sobre os caminhos que podem surgir para as agências de fotografia numa era em que o jornalismo enxerga seu futuro através de lentes embaçadas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAgencia de propagandaPublicidadeFotojornalismoAgência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFFQueiroz.pdfFFQueiroz.pdfapplication/pdf1765174http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2274/3/FFQueiroz.pdf415d4f7009de3527a681b88eb60f37ddMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2274/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFFQueiroz.pdf.txtFFQueiroz.pdf.txtExtracted texttext/plain170350http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2274/4/FFQueiroz.pdf.txt737bfc07b513f8a27a176e732cc0d153MD5411422/22742023-11-30 00:02:10.698oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
title Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
spellingShingle Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
Queiroz, Fernando Frazão de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Agencia de propaganda
Publicidade
Fotojornalismo
title_short Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
title_full Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
title_fullStr Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
title_full_unstemmed Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
title_sort Agência Fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade
author Queiroz, Fernando Frazão de
author_facet Queiroz, Fernando Frazão de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1793875080581837
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Fernando Frazão de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fatorelli, Antonio Pacca
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4404878872890292
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Collares
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gastaldoni, Dante
contributor_str_mv Fatorelli, Antonio Pacca
Barbosa, Gabriel Collares
Gastaldoni, Dante
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Agencia de propaganda
Publicidade
Fotojornalismo
dc.subject.por.fl_str_mv Agencia de propaganda
Publicidade
Fotojornalismo
description Estudo de caso da Fotocom, primeira agência de fotografia editorial 100% gratuita do mundo. Brasileira, independente e prestes a completar dez anos de existência, a Fotocom inaugurou e tornou-se pioneira de um novo mercado de trabalho quando transportou para o serviço de foto-divulgação, até então prestado de maneira quase informal, a mentalidade e a estrutura de funcionamento das agências de fotografia. Desta forma, adaptou o fotojornalismo aos interesses dos departamentos de marketing e assessorias de imprensa de seus clientes e estabeleceu um padrão de qualidade. O trabalho busca compreender o funcionamento desde novo mercado que se abriu para os fotojornalistas, a partir da experiência modelo da Fotocom, e tenta refletir sobre os caminhos que podem surgir para as agências de fotografia numa era em que o jornalismo enxerga seu futuro através de lentes embaçadas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-19T20:49:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROZ, Fernando Frazão de. Agência fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2274
identifier_str_mv QUEIROZ, Fernando Frazão de. Agência fotocom: fotojornalismo a serviço da publicidade. 2009. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://hdl.handle.net/11422/2274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2274/3/FFQueiroz.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2274/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2274/4/FFQueiroz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 415d4f7009de3527a681b88eb60f37dd
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
737bfc07b513f8a27a176e732cc0d153
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097074393907200