Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17269 |
Resumo: | A motivação deste estudo está baseada no fato de existir um local denominado Agrião com a batimetria elevada que limita o calado de passagem dos navios no chamado Arco Norte, pela foz do Rio Amazonas. Tendo em vista os altos custos que envolvem o transporte de carga, há um interesse das empresas em otimizar o calado dinâmico de forma a transportar o máximo possível para economizar, diminuindo os custos nas viagens realizadas. O trabalho se propõe a analisar sessenta passagens dos navios das empresas Cargill Agrícola S/A e Companhia de Navegação Norsul, durante o espaço temporal de maio de 2016 a janeiro de 2018. A metodologia aplicada é quantitativa e qualitativa, o trabalho objetiva tratar os dados disponibilizados pelas empresas de forma a delimitar espacialmente as rotas de passagem dos navios, observar a variabilidade temporal das profundidades e avaliar as passagens em função da maré e do calado dinâmico. As análises das passagens indicam que um melhor entendimento da maré no local possibilita um aumento de calado dinâmico e, consequentemente, a capacidade de carga dos navios. Dessa forma, o trabalho busca fornecer subsídios para o aprimoramento da navegação na região do Agrião na Barra Norte do Rio Amazonas. |
id |
UFRJ_2cbd9fb6e3dc3c9a0bbb5b5fadacb3ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17269 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Leonardo de AlmeidaGóes, Yasmin Wakasahttp://lattes.cnpq.br/8448978289225440Vinzon, Susana Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/8691577953460509Barbosa, Paulo Renato Diniz JunqueiraGallo, Marcos Nicolás2022-06-15T18:50:41Z2023-11-30T03:04:54Z2018-03http://hdl.handle.net/11422/17269Submitted by Tayssa Craveiro (tayssadsc@gmail.com) on 2021-05-03T19:09:51Z No. of bitstreams: 1 monopoli10024049-compactado.pdf: 3829306 bytes, checksum: 74216554d3ae777f046f54da88af2d40 (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2022-06-15T18:50:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10024049-compactado.pdf: 3829306 bytes, checksum: 74216554d3ae777f046f54da88af2d40 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-15T18:50:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10024049-compactado.pdf: 3829306 bytes, checksum: 74216554d3ae777f046f54da88af2d40 (MD5) Previous issue date: 2018-03A motivação deste estudo está baseada no fato de existir um local denominado Agrião com a batimetria elevada que limita o calado de passagem dos navios no chamado Arco Norte, pela foz do Rio Amazonas. Tendo em vista os altos custos que envolvem o transporte de carga, há um interesse das empresas em otimizar o calado dinâmico de forma a transportar o máximo possível para economizar, diminuindo os custos nas viagens realizadas. O trabalho se propõe a analisar sessenta passagens dos navios das empresas Cargill Agrícola S/A e Companhia de Navegação Norsul, durante o espaço temporal de maio de 2016 a janeiro de 2018. A metodologia aplicada é quantitativa e qualitativa, o trabalho objetiva tratar os dados disponibilizados pelas empresas de forma a delimitar espacialmente as rotas de passagem dos navios, observar a variabilidade temporal das profundidades e avaliar as passagens em função da maré e do calado dinâmico. As análises das passagens indicam que um melhor entendimento da maré no local possibilita um aumento de calado dinâmico e, consequentemente, a capacidade de carga dos navios. Dessa forma, o trabalho busca fornecer subsídios para o aprimoramento da navegação na região do Agrião na Barra Norte do Rio Amazonas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIASBarra norte do rio AmazonasPrevisão de maréCalado dinâmicoRestrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos naviosDynamic draft restriction in the north bar of the Amazon river: analysis of the tides and the passages of the vesselsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10024049-compactado.pdfmonopoli10024049-compactado.pdfapplication/pdf3829306http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17269/1/monopoli10024049-compactado.pdf74216554d3ae777f046f54da88af2d40MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17269/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/172692023-11-30 00:04:54.998oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Dynamic draft restriction in the north bar of the Amazon river: analysis of the tides and the passages of the vessels |
title |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
spellingShingle |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios Leal, Leonardo de Almeida CNPQ::ENGENHARIAS Barra norte do rio Amazonas Previsão de maré Calado dinâmico |
title_short |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
title_full |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
title_fullStr |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
title_full_unstemmed |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
title_sort |
Restrição do calado dinâmico na barra norte do rio Amazonas: análise das marés e das passagens dos navios |
author |
Leal, Leonardo de Almeida |
author_facet |
Leal, Leonardo de Almeida Góes, Yasmin Wakasa |
author_role |
author |
author2 |
Góes, Yasmin Wakasa |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8448978289225440 |
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv |
Vinzon, Susana Beatriz |
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8691577953460509 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Leonardo de Almeida Góes, Yasmin Wakasa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbosa, Paulo Renato Diniz Junqueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gallo, Marcos Nicolás |
contributor_str_mv |
Barbosa, Paulo Renato Diniz Junqueira Gallo, Marcos Nicolás |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Barra norte do rio Amazonas Previsão de maré Calado dinâmico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barra norte do rio Amazonas Previsão de maré Calado dinâmico |
description |
A motivação deste estudo está baseada no fato de existir um local denominado Agrião com a batimetria elevada que limita o calado de passagem dos navios no chamado Arco Norte, pela foz do Rio Amazonas. Tendo em vista os altos custos que envolvem o transporte de carga, há um interesse das empresas em otimizar o calado dinâmico de forma a transportar o máximo possível para economizar, diminuindo os custos nas viagens realizadas. O trabalho se propõe a analisar sessenta passagens dos navios das empresas Cargill Agrícola S/A e Companhia de Navegação Norsul, durante o espaço temporal de maio de 2016 a janeiro de 2018. A metodologia aplicada é quantitativa e qualitativa, o trabalho objetiva tratar os dados disponibilizados pelas empresas de forma a delimitar espacialmente as rotas de passagem dos navios, observar a variabilidade temporal das profundidades e avaliar as passagens em função da maré e do calado dinâmico. As análises das passagens indicam que um melhor entendimento da maré no local possibilita um aumento de calado dinâmico e, consequentemente, a capacidade de carga dos navios. Dessa forma, o trabalho busca fornecer subsídios para o aprimoramento da navegação na região do Agrião na Barra Norte do Rio Amazonas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T18:50:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17269 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17269/1/monopoli10024049-compactado.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17269/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74216554d3ae777f046f54da88af2d40 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097200622534656 |