Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rejane Medeiros Rangel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3189
Resumo: O objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade.
id UFRJ_2d035b06d514e96d48245c1eac165397
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3189
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio EmíliaEducação infantilPrática de ensinoCriançasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOO objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Guimarães, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Fernandes, Rejane Medeiros Rangel2017-11-16T12:55:53Z2023-12-21T03:03:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
title Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
spellingShingle Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
Fernandes, Rejane Medeiros Rangel
Educação infantil
Prática de ensino
Crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
title_full Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
title_fullStr Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
title_full_unstemmed Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
title_sort Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
author Fernandes, Rejane Medeiros Rangel
author_facet Fernandes, Rejane Medeiros Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
http://lattes.cnpq.br/5887497111241761
Santos, Núbia de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0619214710322051
Guimarães, Daniela de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5201077923193760
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rejane Medeiros Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática de ensino
Crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Educação infantil
Prática de ensino
Crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description O objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-11-16T12:55:53Z
2023-12-21T03:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
http://hdl.handle.net/11422/3189
identifier_str_mv FERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/3189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964283797504