Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3189 |
Resumo: | O objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade. |
id |
UFRJ_2d035b06d514e96d48245c1eac165397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3189 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio EmíliaEducação infantilPrática de ensinoCriançasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOO objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Guimarães, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Fernandes, Rejane Medeiros Rangel2017-11-16T12:55:53Z2023-12-21T03:03:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
title |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
spellingShingle |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília Fernandes, Rejane Medeiros Rangel Educação infantil Prática de ensino Crianças CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
title_full |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
title_fullStr |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
title_sort |
Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília |
author |
Fernandes, Rejane Medeiros Rangel |
author_facet |
Fernandes, Rejane Medeiros Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 Santos, Núbia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 Guimarães, Daniela de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rejane Medeiros Rangel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Prática de ensino Crianças CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Educação infantil Prática de ensino Crianças CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
O objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-11-16T12:55:53Z 2023-12-21T03:03:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. http://hdl.handle.net/11422/3189 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964283797504 |