Memorial de Tebas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19631 |
Resumo: | Para a montagem da minha peça de formatura como diretor de teatro para o curso de graduação em Direção Teatral da UFRJ, primeiramente, pensei em montar uma comédia inglesa de Peter Shaffer chamada “Black Comedy”. Motivava-me a ideia primordial da peça que coloca os personagens em uma situação de não se enxergarem em cena por conta de um black out, pois um disjuntor queimou, deixando no escuro a casa onde se passa a trama. Esta situação me possibilitaria, como diretor, um trabalho delicado e preciso com os atores, uma vez que eles, sendo vistos pelo público, deveriam agir como se não pudessem enxergar nada no palco. Eu comecei a traduzir a comédia, mas fui abandonando a ideia ao longo do caminho, porque comecei a entender, conforme traduzia, que o que eu desejava de fato era colocar a minha cidade em questão. E, para falar de cidade e do lugar do cidadão, nada melhor que as peças gregas, sobretudo as tragédias. Pensei até em alguma comédia grega, mas a minha aproximação e carinho com a tragédia me levaram a ela. Na elaboração deste projeto comecei a trabalhar em cima dos dois textos: “As Fenícias”, de Eurípedes e “Os Setecontra Tebas”, de Ésquilo, de modo que eu pudesse adaptá-lo em um só, com o objetivo de contar o mito dos Labdácidas, focando na consequência da maldição já na geração da prole de Édipo, mais especificamente, com Etéocles e Poliníces. |
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Dias, Carlos Eduardo ProençaVannucci, Alessandra2023-01-26T18:01:46Z2023-11-30T03:05:26Z2015-01-01DIAS, Carlos Eduardo Proença. Memorial de Tebas. 2015. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/19631Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-09-15T16:16:32Z No. of bitstreams: 1 CDias.pdf: 121327 bytes, checksum: f8da4dfd143ad95fb551cc40488bfdc4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-26T18:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CDias.pdf: 121327 bytes, checksum: f8da4dfd143ad95fb551cc40488bfdc4 (MD5) Previous issue date: 2015-01-01Para a montagem da minha peça de formatura como diretor de teatro para o curso de graduação em Direção Teatral da UFRJ, primeiramente, pensei em montar uma comédia inglesa de Peter Shaffer chamada “Black Comedy”. Motivava-me a ideia primordial da peça que coloca os personagens em uma situação de não se enxergarem em cena por conta de um black out, pois um disjuntor queimou, deixando no escuro a casa onde se passa a trama. Esta situação me possibilitaria, como diretor, um trabalho delicado e preciso com os atores, uma vez que eles, sendo vistos pelo público, deveriam agir como se não pudessem enxergar nada no palco. Eu comecei a traduzir a comédia, mas fui abandonando a ideia ao longo do caminho, porque comecei a entender, conforme traduzia, que o que eu desejava de fato era colocar a minha cidade em questão. E, para falar de cidade e do lugar do cidadão, nada melhor que as peças gregas, sobretudo as tragédias. Pensei até em alguma comédia grega, mas a minha aproximação e carinho com a tragédia me levaram a ela. 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