Memorial de Tebas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Carlos Eduardo Proença
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19631
Resumo: Para a montagem da minha peça de formatura como diretor de teatro para o curso de graduação em Direção Teatral da UFRJ, primeiramente, pensei em montar uma comédia inglesa de Peter Shaffer chamada “Black Comedy”. Motivava-me a ideia primordial da peça que coloca os personagens em uma situação de não se enxergarem em cena por conta de um black out, pois um disjuntor queimou, deixando no escuro a casa onde se passa a trama. Esta situação me possibilitaria, como diretor, um trabalho delicado e preciso com os atores, uma vez que eles, sendo vistos pelo público, deveriam agir como se não pudessem enxergar nada no palco. Eu comecei a traduzir a comédia, mas fui abandonando a ideia ao longo do caminho, porque comecei a entender, conforme traduzia, que o que eu desejava de fato era colocar a minha cidade em questão. E, para falar de cidade e do lugar do cidadão, nada melhor que as peças gregas, sobretudo as tragédias. Pensei até em alguma comédia grega, mas a minha aproximação e carinho com a tragédia me levaram a ela. Na elaboração deste projeto comecei a trabalhar em cima dos dois textos: “As Fenícias”, de Eurípedes e “Os Setecontra Tebas”, de Ésquilo, de modo que eu pudesse adaptá-lo em um só, com o objetivo de contar o mito dos Labdácidas, focando na consequência da maldição já na geração da prole de Édipo, mais especificamente, com Etéocles e Poliníces.
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