Otimização da Longarina da Asa de um VANT em Estrutura Sanduíche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Breno Mussy Feres
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18173
Resumo: Atualmente são feitos diversos estudos e pesquisas por novos materiais, sempre com o intuito de aprimorar o desempenho destes nas mais diversas áreas de aplicação. Em grande destaque aparecem os materiais compósitos, uma classe de materiais que vem sendo largamente utilizada em diversos setores da Engenharia. Além de apresentarem excelentes propriedades mecânicas específicas, podendo reduzir o peso de estruturas, juntamente com uma boa resistência à corrosão, os materiais compósitos ainda contam com a vantagem de permitirem o projeto de suas propriedades. Todos esses fatores contribuem para que essa classe de materiais seja uma boa alternativa em várias aplicações frente ao uso de outros materiais mais tradicionais, como, por exemplo, os aços e outras ligas metálicas, o que caracteriza sua crescente utilização principalmente nos segmentos industriais do automobilismo, de óleo e gás, da aeronáutica e também da construção civil. A proposta desse trabalho é fazer uma análise estrutural para otimizar as propriedades de peso e custo da longarina da asa de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de competição, estabelecendo um comparativo entre os materiais que constituem a estrutura, a partir de condições de contorno e carregamento previamente definidos. Para tal, foram feitas simulações utilizando os recursos e ferramentas disponíveis no Excel e no MATLAB, de forma a possibilitar também um comparativo dos resultados obtidos pelos dois softwares.
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