O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12992 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda as representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira e tem o objetivo de investigar como estas representações criam e/ou ratificam um repertório imagético da atividade. Por meio das áreas arte, sociologia, história, busca-se a análise iconológica de três obras do presente século: série fotográfica Daniel e os rapazes da rua do Arouche, de Marcelo Krasilcic, 2000; Voracidade Máxima, de Maurício Dias e Walter Riedweg, 2003; e série Meninos, de Paulo Jorge Gonçalves, 2016-2019. Partindo do pressuposto que uma imagem representacional é fruto de um conjunto de escolhas, a pesquisa se detém no processo de construção das imagens fotográficas e audiovisuais, suportes utilizados na produção dessas obras. Em seguida, é realizado um levantamento de possíveis interpretações, com base em etnografias de pesquisadores sobre o tema, a fim de compreender, ou mesmo responder, a questão da pesquisa: as imagens contemporaneamente produzidas no Brasil corroboram ou desmantelam os padrões até então estabelecidos sobre a prostituição masculina? |
id |
UFRJ_2d89c7084113bdf49a325b5485007932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12992 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileiraArte contemporâneaImagem fotográficaimagem audiovisualRepresentaçãoProstituição masculinaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEA presente pesquisa aborda as representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira e tem o objetivo de investigar como estas representações criam e/ou ratificam um repertório imagético da atividade. Por meio das áreas arte, sociologia, história, busca-se a análise iconológica de três obras do presente século: série fotográfica Daniel e os rapazes da rua do Arouche, de Marcelo Krasilcic, 2000; Voracidade Máxima, de Maurício Dias e Walter Riedweg, 2003; e série Meninos, de Paulo Jorge Gonçalves, 2016-2019. Partindo do pressuposto que uma imagem representacional é fruto de um conjunto de escolhas, a pesquisa se detém no processo de construção das imagens fotográficas e audiovisuais, suportes utilizados na produção dessas obras. Em seguida, é realizado um levantamento de possíveis interpretações, com base em etnografias de pesquisadores sobre o tema, a fim de compreender, ou mesmo responder, a questão da pesquisa: as imagens contemporaneamente produzidas no Brasil corroboram ou desmantelam os padrões até então estabelecidos sobre a prostituição masculina?Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJMartins, Tatiana da Costahttp://lattes.cnpq.br/0950860379522727Valoura, Thales Gonçalves2020-08-29T14:29:01Z2023-12-21T03:02:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVALOURA, Thales Gonçalves. O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/12992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12992Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
title |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
spellingShingle |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira Valoura, Thales Gonçalves Arte contemporânea Imagem fotográfica imagem audiovisual Representação Prostituição masculina CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
title_short |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
title_full |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
title_fullStr |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
title_full_unstemmed |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
title_sort |
O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira |
author |
Valoura, Thales Gonçalves |
author_facet |
Valoura, Thales Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Tatiana da Costa http://lattes.cnpq.br/0950860379522727 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valoura, Thales Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Imagem fotográfica imagem audiovisual Representação Prostituição masculina CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
Arte contemporânea Imagem fotográfica imagem audiovisual Representação Prostituição masculina CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
description |
A presente pesquisa aborda as representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira e tem o objetivo de investigar como estas representações criam e/ou ratificam um repertório imagético da atividade. Por meio das áreas arte, sociologia, história, busca-se a análise iconológica de três obras do presente século: série fotográfica Daniel e os rapazes da rua do Arouche, de Marcelo Krasilcic, 2000; Voracidade Máxima, de Maurício Dias e Walter Riedweg, 2003; e série Meninos, de Paulo Jorge Gonçalves, 2016-2019. Partindo do pressuposto que uma imagem representacional é fruto de um conjunto de escolhas, a pesquisa se detém no processo de construção das imagens fotográficas e audiovisuais, suportes utilizados na produção dessas obras. Em seguida, é realizado um levantamento de possíveis interpretações, com base em etnografias de pesquisadores sobre o tema, a fim de compreender, ou mesmo responder, a questão da pesquisa: as imagens contemporaneamente produzidas no Brasil corroboram ou desmantelam os padrões até então estabelecidos sobre a prostituição masculina? |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-29T14:29:01Z 2020 2023-12-21T03:02:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALOURA, Thales Gonçalves. O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. http://hdl.handle.net/11422/12992 |
identifier_str_mv |
VALOURA, Thales Gonçalves. O prazer é garantido? representações da prostituição masculina na arte contemporânea brasileira. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456010043654144 |