Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16429 |
Resumo: | As estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade. |
id |
UFRJ_2f6f77955bcc3047d3b340f5655665cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16429 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018Campanhas eleitoraisRedes sociaisPropaganda políticaPresidentes - Brasil - Eleições, 2018CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAs estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSousa, Paulo César Castro deSerpa, Marcelo Helvecio NavarroSantini, Rose MarieMartins, Laíz Rodrigues dos Santos2022-03-13T02:26:19Z2023-12-21T03:01:56Z2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/16429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
title |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
spellingShingle |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 Martins, Laíz Rodrigues dos Santos Campanhas eleitorais Redes sociais Propaganda política Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
title_full |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
title_fullStr |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
title_full_unstemmed |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
title_sort |
Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 |
author |
Martins, Laíz Rodrigues dos Santos |
author_facet |
Martins, Laíz Rodrigues dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Paulo César Castro de Serpa, Marcelo Helvecio Navarro Santini, Rose Marie |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Laíz Rodrigues dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanhas eleitorais Redes sociais Propaganda política Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Campanhas eleitorais Redes sociais Propaganda política Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
As estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 2022-03-13T02:26:19Z 2023-12-21T03:01:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/16429 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456025473449984 |