Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Laíz Rodrigues dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16429
Resumo: As estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade.
id UFRJ_2f6f77955bcc3047d3b340f5655665cc
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16429
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018Campanhas eleitoraisRedes sociaisPropaganda políticaPresidentes - Brasil - Eleições, 2018CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAs estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSousa, Paulo César Castro deSerpa, Marcelo Helvecio NavarroSantini, Rose MarieMartins, Laíz Rodrigues dos Santos2022-03-13T02:26:19Z2023-12-21T03:01:56Z2018-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/16429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
title Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
spellingShingle Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
Martins, Laíz Rodrigues dos Santos
Campanhas eleitorais
Redes sociais
Propaganda política
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
title_full Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
title_fullStr Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
title_full_unstemmed Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
title_sort Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018
author Martins, Laíz Rodrigues dos Santos
author_facet Martins, Laíz Rodrigues dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Paulo César Castro de
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Santini, Rose Marie
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Laíz Rodrigues dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Campanhas eleitorais
Redes sociais
Propaganda política
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Campanhas eleitorais
Redes sociais
Propaganda política
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description As estratégias de comunicação e marketing das campanhas eleitorais têm passado por transformações significativas em diversos países do mundo ao longo das últimas duas décadas, em especial com a explosão da Internet e a popularização dos sites de redes sociais, refletindo o cenário que caracteriza a emergência do fenômeno da "sociedade em rede", termo utilizado por Manuel Castells. A partir da perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca investigar a repercussão das campanhas eleitorais nos meios digitais dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). Para isso, serão analisadas as interações sociais formadas em torno das páginas oficiais de cada candidato no Facebook e de duas hashtags de apoio às suas candidaturas no Twitter. Assim, pretende-se avaliar, por meio das métricas da ARS, os diferentes aspectos das redes constituídas ao redor de cada candidato, e de que formas se articulam os seus respectivos grupos de apoiadores e críticos. Por fim, serão discutidas as contribuições que a ARS pode trazer para o estudo dos sites de redes sociais no que tange à participação política de seus usuários e à sua utilização pelas campanhas eleitorais na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
2022-03-13T02:26:19Z
2023-12-21T03:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/16429
identifier_str_mv MARTINS, Laíz Rodrigues dos Santos. Eleições nas redes: análise das conexões em torno das campanhas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no Facebook e no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/16429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456025473449984