Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18317 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é demonstrar como o poeta abrucês Gabriele D’Annunzio (1863-1938) se inspira na famosa tragédia grega Medeia, de Eurípedes, para a criação do texto teatral Sogno d’un tramonto d’autunno (1899). Para isso, em primeiro lugar, abordou-se a figura de mulher fatal dannunziana, por meio da breve análise das figuras femininas Pantèa e Gradeniga (da tragédia Sogno d’un tramonto d’autunno), apoiada na obra La tragedia moderna e mediterranea: Sul teatro di Gabriele D’Annunzio (1992) de Valentina Valentini, que descreve o teatro de D’Annunzio como um “poema visibile” (VALENTINI, 1992). Em seguida, esta pesquisa se fundamentou na tese de doutorado de Fernanda Gerbis, O teatro de Gabriele D’Annunzio: tradução e ruptura (2019), e a obra Parola Tramata (2005) de Marilena Giammarco, para identificar elementos de contato entre o texto teatral dannunziano analisado e a tragédia Medeia. Para concluir, foi feito uma breve síntese dos pontos evidenciando como o Vate resgata temas universais oferecidos pelo modelo grego clássico (LACERDA, 2019) para sua escrita. |
id |
UFRJ_3144faa3e654e1eb0b8e33d3cb6424a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18317 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Daniela Benvenuti Alcântara dehttp://lattes.cnpq.br/4198889766876331http://lattes.cnpq.br/5971860791189841Faria, Flora De Paolihttp://lattes.cnpq.br/4191625665960910Lacerda, Fernanda Gerbis Fellipehttp://lattes.cnpq.br/5773876132283260Reis, Sonia Cristina2022-08-15T23:57:54Z2023-11-30T03:05:09Z2022http://hdl.handle.net/11422/18317Submitted by Amanda Vilela (amandabarbosa@letras.ufrj.br) on 2022-08-15T23:57:54Z No. of bitstreams: 1 DBAOliveira.pdf: 513454 bytes, checksum: f66f2748f9e6b9c4b5532917d3422acc (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-15T23:57:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DBAOliveira.pdf: 513454 bytes, checksum: f66f2748f9e6b9c4b5532917d3422acc (MD5) Previous issue date: 2022O objetivo desta monografia é demonstrar como o poeta abrucês Gabriele D’Annunzio (1863-1938) se inspira na famosa tragédia grega Medeia, de Eurípedes, para a criação do texto teatral Sogno d’un tramonto d’autunno (1899). Para isso, em primeiro lugar, abordou-se a figura de mulher fatal dannunziana, por meio da breve análise das figuras femininas Pantèa e Gradeniga (da tragédia Sogno d’un tramonto d’autunno), apoiada na obra La tragedia moderna e mediterranea: Sul teatro di Gabriele D’Annunzio (1992) de Valentina Valentini, que descreve o teatro de D’Annunzio como um “poema visibile” (VALENTINI, 1992). Em seguida, esta pesquisa se fundamentou na tese de doutorado de Fernanda Gerbis, O teatro de Gabriele D’Annunzio: tradução e ruptura (2019), e a obra Parola Tramata (2005) de Marilena Giammarco, para identificar elementos de contato entre o texto teatral dannunziano analisado e a tragédia Medeia. Para concluir, foi feito uma breve síntese dos pontos evidenciando como o Vate resgata temas universais oferecidos pelo modelo grego clássico (LACERDA, 2019) para sua escrita.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTeatro italianoMulherAnálise críticaTramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunzianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18317/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALDBAOliveira.pdfDBAOliveira.pdfapplication/pdf513454http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18317/1/DBAOliveira.pdff66f2748f9e6b9c4b5532917d3422accMD5111422/183172023-11-30 00:05:09.385oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
title |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
spellingShingle |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana Oliveira, Daniela Benvenuti Alcântara de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro italiano Mulher Análise crítica |
title_short |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
title_full |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
title_fullStr |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
title_full_unstemmed |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
title_sort |
Tramonto da mulher fatal: uma tragédia Dannunziana |
author |
Oliveira, Daniela Benvenuti Alcântara de |
author_facet |
Oliveira, Daniela Benvenuti Alcântara de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4198889766876331 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5971860791189841 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniela Benvenuti Alcântara de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Faria, Flora De Paoli |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4191625665960910 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lacerda, Fernanda Gerbis Fellipe |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5773876132283260 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Sonia Cristina |
contributor_str_mv |
Faria, Flora De Paoli Lacerda, Fernanda Gerbis Fellipe Reis, Sonia Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro italiano Mulher Análise crítica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro italiano Mulher Análise crítica |
description |
O objetivo desta monografia é demonstrar como o poeta abrucês Gabriele D’Annunzio (1863-1938) se inspira na famosa tragédia grega Medeia, de Eurípedes, para a criação do texto teatral Sogno d’un tramonto d’autunno (1899). Para isso, em primeiro lugar, abordou-se a figura de mulher fatal dannunziana, por meio da breve análise das figuras femininas Pantèa e Gradeniga (da tragédia Sogno d’un tramonto d’autunno), apoiada na obra La tragedia moderna e mediterranea: Sul teatro di Gabriele D’Annunzio (1992) de Valentina Valentini, que descreve o teatro de D’Annunzio como um “poema visibile” (VALENTINI, 1992). Em seguida, esta pesquisa se fundamentou na tese de doutorado de Fernanda Gerbis, O teatro de Gabriele D’Annunzio: tradução e ruptura (2019), e a obra Parola Tramata (2005) de Marilena Giammarco, para identificar elementos de contato entre o texto teatral dannunziano analisado e a tragédia Medeia. Para concluir, foi feito uma breve síntese dos pontos evidenciando como o Vate resgata temas universais oferecidos pelo modelo grego clássico (LACERDA, 2019) para sua escrita. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-15T23:57:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/18317 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18317/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18317/1/DBAOliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 f66f2748f9e6b9c4b5532917d3422acc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097261100204032 |