Guias de viagem como gênero editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/313 |
Resumo: | Estudo sobre a natureza editorial dos guias de viagem, obras escritas de caráter utilitário que reúnem informações sobre determinado local – cidade, região, país ou continente – com o objetivo de instruir os turistas que visitam este mesmo local. Com a popularização mundial das viagens de lazer, o segmento de publicações voltadas para o turista experimenta um desenvolvimento acelerado dentro do mercado editorial. Especialmente no Brasil, inexistem estudos que abordem os guias de viagem de um ponto de vista editorial, malgrado a importância crescente deste tipo de obra. A partir de uma revisão da literatura e de um exame detalhado de diversas coleções, é proposto e defendido que os guias de viagem são determinados por quatro parâmetros – público, categorização, estruturação e recomendação – que os tornam produtos culturais únicos dentro do conjunto do mercado editorial para o turista. É produzida ainda uma sugestão de classificação para o gênero, e uma análise acerca da linguagem em guias de viagem. |
id |
UFRJ_31712be8150817b7e1075c1d643eb22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/313 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Guias de viagem como gênero editorialProdução editorialGuia de viagemPublicação turísticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEstudo sobre a natureza editorial dos guias de viagem, obras escritas de caráter utilitário que reúnem informações sobre determinado local – cidade, região, país ou continente – com o objetivo de instruir os turistas que visitam este mesmo local. Com a popularização mundial das viagens de lazer, o segmento de publicações voltadas para o turista experimenta um desenvolvimento acelerado dentro do mercado editorial. Especialmente no Brasil, inexistem estudos que abordem os guias de viagem de um ponto de vista editorial, malgrado a importância crescente deste tipo de obra. A partir de uma revisão da literatura e de um exame detalhado de diversas coleções, é proposto e defendido que os guias de viagem são determinados por quatro parâmetros – público, categorização, estruturação e recomendação – que os tornam produtos culturais únicos dentro do conjunto do mercado editorial para o turista. É produzida ainda uma sugestão de classificação para o gênero, e uma análise acerca da linguagem em guias de viagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSardinha, Maura Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7879003858222571Castro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Tavares, Ana PaulaMagalhães, Adriana Mattos2016-05-10T18:06:18Z2023-12-21T03:04:32Z2006-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMAGALHÃES, Adriana Mattos. Guias de viagem como gênero editorial. 2006. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:32Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guias de viagem como gênero editorial |
title |
Guias de viagem como gênero editorial |
spellingShingle |
Guias de viagem como gênero editorial Magalhães, Adriana Mattos Produção editorial Guia de viagem Publicação turística CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Guias de viagem como gênero editorial |
title_full |
Guias de viagem como gênero editorial |
title_fullStr |
Guias de viagem como gênero editorial |
title_full_unstemmed |
Guias de viagem como gênero editorial |
title_sort |
Guias de viagem como gênero editorial |
author |
Magalhães, Adriana Mattos |
author_facet |
Magalhães, Adriana Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maura Ribeiro http://lattes.cnpq.br/7879003858222571 Castro, Paulo César http://lattes.cnpq.br/4482415757591851 Tavares, Ana Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Adriana Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção editorial Guia de viagem Publicação turística CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Produção editorial Guia de viagem Publicação turística CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Estudo sobre a natureza editorial dos guias de viagem, obras escritas de caráter utilitário que reúnem informações sobre determinado local – cidade, região, país ou continente – com o objetivo de instruir os turistas que visitam este mesmo local. Com a popularização mundial das viagens de lazer, o segmento de publicações voltadas para o turista experimenta um desenvolvimento acelerado dentro do mercado editorial. Especialmente no Brasil, inexistem estudos que abordem os guias de viagem de um ponto de vista editorial, malgrado a importância crescente deste tipo de obra. A partir de uma revisão da literatura e de um exame detalhado de diversas coleções, é proposto e defendido que os guias de viagem são determinados por quatro parâmetros – público, categorização, estruturação e recomendação – que os tornam produtos culturais únicos dentro do conjunto do mercado editorial para o turista. É produzida ainda uma sugestão de classificação para o gênero, e uma análise acerca da linguagem em guias de viagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-29 2016-05-10T18:06:18Z 2023-12-21T03:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Adriana Mattos. Guias de viagem como gênero editorial. 2006. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. http://hdl.handle.net/11422/313 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Adriana Mattos. Guias de viagem como gênero editorial. 2006. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952554426368 |