Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miceli, Roberto Salvador Dias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6017
Resumo: As análises gemológicas das amostras olho-de-gato, com inclusões aciculares orientadas numa só direção, mas distribuídas em um padrão raro e extremamente incomum, revelaram que a variedade não pertence ao grupo de gemas do mineral crisoberilo, e sim que se trata de um tipo de quartzo macrocristalino. As observações gemológicas iniciais permitiram ainda concluir que as inclusões são pleocróicas, portanto anisotrópicas, e que as fibras não coincidem com a direção do eixo de simetria principal do quartzo, estando alinhadas numa direção perpendicular à do eixo de simetria. Estudos cristalográficos posteriores evidenciaram severas deformações estruturais do quartzo hospedeiro, com parâmetros de cela e cristalinidade ligeiramente reduzidos, o que pode ter relação com a presença das inclusões, e que estas estão alinhadas segundo o seu eixo a. No microscópio eletrônico de varredura, foi possível observar que as inclusões são nanométricas e que se trata muito provavelmente de um membro intermediário da série diopsídio-hedenbergita. O intercrescimento orientado das duas fases pode ter sido facilitado por uma semelhança estrutural existente, entre o eixo c do piroxênio (c ~ 5,2 Å) e o encadeamento de tetraedros de sílica, na direção do eixo a (a = 4,91 Å) do quartzo hospedeiro. Finalmente, acreditamos que o padrão tão incomum de distribuição das inclusões esteja associado a algum tipo de solidificação direcional eutética.
id UFRJ_31934069e4a5803d47f558d8160fcc5b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6017
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomumAcatassolamentoChatoyanceInclusões orientadasOlho-de-gatoQuartzoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAAs análises gemológicas das amostras olho-de-gato, com inclusões aciculares orientadas numa só direção, mas distribuídas em um padrão raro e extremamente incomum, revelaram que a variedade não pertence ao grupo de gemas do mineral crisoberilo, e sim que se trata de um tipo de quartzo macrocristalino. As observações gemológicas iniciais permitiram ainda concluir que as inclusões são pleocróicas, portanto anisotrópicas, e que as fibras não coincidem com a direção do eixo de simetria principal do quartzo, estando alinhadas numa direção perpendicular à do eixo de simetria. Estudos cristalográficos posteriores evidenciaram severas deformações estruturais do quartzo hospedeiro, com parâmetros de cela e cristalinidade ligeiramente reduzidos, o que pode ter relação com a presença das inclusões, e que estas estão alinhadas segundo o seu eixo a. No microscópio eletrônico de varredura, foi possível observar que as inclusões são nanométricas e que se trata muito provavelmente de um membro intermediário da série diopsídio-hedenbergita. O intercrescimento orientado das duas fases pode ter sido facilitado por uma semelhança estrutural existente, entre o eixo c do piroxênio (c ~ 5,2 Å) e o encadeamento de tetraedros de sílica, na direção do eixo a (a = 4,91 Å) do quartzo hospedeiro. Finalmente, acreditamos que o padrão tão incomum de distribuição das inclusões esteja associado a algum tipo de solidificação direcional eutética.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de GeociênciasUFRJMendes, Julio Cezarhttp://lattes.cnpq.br/2278221700182008Schnellrath, JurgenMiceli, Roberto Salvador Dias2018-12-19T16:39:56Z2023-12-21T03:04:11Z2009-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6017porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6017Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
title Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
spellingShingle Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
Miceli, Roberto Salvador Dias
Acatassolamento
Chatoyance
Inclusões orientadas
Olho-de-gato
Quartzo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
title_short Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
title_full Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
title_fullStr Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
title_full_unstemmed Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
title_sort Estudo de quartzo olho-de-gato com inclusões distribuídas em um padrão incomum
author Miceli, Roberto Salvador Dias
author_facet Miceli, Roberto Salvador Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Julio Cezar
http://lattes.cnpq.br/2278221700182008
Schnellrath, Jurgen
dc.contributor.author.fl_str_mv Miceli, Roberto Salvador Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Acatassolamento
Chatoyance
Inclusões orientadas
Olho-de-gato
Quartzo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
topic Acatassolamento
Chatoyance
Inclusões orientadas
Olho-de-gato
Quartzo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description As análises gemológicas das amostras olho-de-gato, com inclusões aciculares orientadas numa só direção, mas distribuídas em um padrão raro e extremamente incomum, revelaram que a variedade não pertence ao grupo de gemas do mineral crisoberilo, e sim que se trata de um tipo de quartzo macrocristalino. As observações gemológicas iniciais permitiram ainda concluir que as inclusões são pleocróicas, portanto anisotrópicas, e que as fibras não coincidem com a direção do eixo de simetria principal do quartzo, estando alinhadas numa direção perpendicular à do eixo de simetria. Estudos cristalográficos posteriores evidenciaram severas deformações estruturais do quartzo hospedeiro, com parâmetros de cela e cristalinidade ligeiramente reduzidos, o que pode ter relação com a presença das inclusões, e que estas estão alinhadas segundo o seu eixo a. No microscópio eletrônico de varredura, foi possível observar que as inclusões são nanométricas e que se trata muito provavelmente de um membro intermediário da série diopsídio-hedenbergita. O intercrescimento orientado das duas fases pode ter sido facilitado por uma semelhança estrutural existente, entre o eixo c do piroxênio (c ~ 5,2 Å) e o encadeamento de tetraedros de sílica, na direção do eixo a (a = 4,91 Å) do quartzo hospedeiro. Finalmente, acreditamos que o padrão tão incomum de distribuição das inclusões esteja associado a algum tipo de solidificação direcional eutética.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10
2018-12-19T16:39:56Z
2023-12-21T03:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6017
url http://hdl.handle.net/11422/6017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455980131975168