Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19858 |
Resumo: | A hesitação vacinal e recusa de vacinação se opõem à vacinação desde a criação das vacinas. O medo, angústia e anseios pelo desconhecido são da natureza humana. No entanto, o que fazer após décadas de comprovação científica acerca da importância da vacinação contra a ocorrência de grandes epidemias? Com foco no contexto da COVID-19, o presente estudo discorre acerca da hesitação vacinal, tomada como o atraso na aceitação ou recusa da vacinação, apesar da disponibilidade de serviços de vacinação, sobre os seus principais motivadores e estratégias de educação em saúde propostas para fazer face à mesma. Foi realizada revisão de literatura na Base da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS, abrangendo os anos entre 2020 e 2022. Dos 247 artigos levantados, foram analisados 47, após filtros e exclusões. A maior parte dos artigos foi publicada no ano de 2021, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Dentre os principais determinantes apontados para a hesitação à vacina figuram questões culturais como a religião, determinantes comportamentais como o medo, incerteza e desconfiança sobre a indústria farmacêutica ou fabricantes de vacinas, além de falta de informação ou conhecimento. A confiabilidade e segurança das vacinas despontaram como questões específicas da vacina e da vacinação. Para fazer face a essas barreiras, as propostas educativas apontadas tiveram como principal ponto de partida questões referentes a fake news, falta de informações e de comunicação em geral. Alguns estudos se detiveram em minorias étnicas, chamando a atenção para a necessidade de transmissão de informações culturalmente adaptadas. Os pais de crianças e profissionais de saúde também foram referidos como públicos alvo de intervenções pedagógicas, sempre com ênfase na transmissão de informações qualificadas, utilizando-se de diferentes estratégias, envolvendo dispositivos como rede social (WhatsApp) ou mesmo sensibilização de líderes religiosos. Embora se reconheça o papel da informação e dos meios para disseminá-la, tal ênfase tende a ignorar aquilo que se entende como uma pedagogia crítica, ou seja, uma proposta que ultrapasse a preocupação em transmissão de informações consideradas corretas por grupo de especialistas e invista mais na capacidade crítica da população para fazer suas escolhas e reivindicar outras medidas necessárias ao acesso à saúde como um todo. |
id |
UFRJ_32588722e2d74e433d559f653b55cd13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19858 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literaturaEducação em saúdeVacinaçãoHesitação vacinalRecusa de vacinaçãoModelos pedagógicosCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICAA hesitação vacinal e recusa de vacinação se opõem à vacinação desde a criação das vacinas. O medo, angústia e anseios pelo desconhecido são da natureza humana. No entanto, o que fazer após décadas de comprovação científica acerca da importância da vacinação contra a ocorrência de grandes epidemias? Com foco no contexto da COVID-19, o presente estudo discorre acerca da hesitação vacinal, tomada como o atraso na aceitação ou recusa da vacinação, apesar da disponibilidade de serviços de vacinação, sobre os seus principais motivadores e estratégias de educação em saúde propostas para fazer face à mesma. Foi realizada revisão de literatura na Base da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS, abrangendo os anos entre 2020 e 2022. Dos 247 artigos levantados, foram analisados 47, após filtros e exclusões. A maior parte dos artigos foi publicada no ano de 2021, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Dentre os principais determinantes apontados para a hesitação à vacina figuram questões culturais como a religião, determinantes comportamentais como o medo, incerteza e desconfiança sobre a indústria farmacêutica ou fabricantes de vacinas, além de falta de informação ou conhecimento. A confiabilidade e segurança das vacinas despontaram como questões específicas da vacina e da vacinação. Para fazer face a essas barreiras, as propostas educativas apontadas tiveram como principal ponto de partida questões referentes a fake news, falta de informações e de comunicação em geral. Alguns estudos se detiveram em minorias étnicas, chamando a atenção para a necessidade de transmissão de informações culturalmente adaptadas. Os pais de crianças e profissionais de saúde também foram referidos como públicos alvo de intervenções pedagógicas, sempre com ênfase na transmissão de informações qualificadas, utilizando-se de diferentes estratégias, envolvendo dispositivos como rede social (WhatsApp) ou mesmo sensibilização de líderes religiosos. Embora se reconheça o papel da informação e dos meios para disseminá-la, tal ênfase tende a ignorar aquilo que se entende como uma pedagogia crítica, ou seja, uma proposta que ultrapasse a preocupação em transmissão de informações consideradas corretas por grupo de especialistas e invista mais na capacidade crítica da população para fazer suas escolhas e reivindicar outras medidas necessárias ao acesso à saúde como um todo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de Estudos em Saúde ColetivaUFRJSilva, Neide Emy Kurokawa ehttp://lattes.cnpq.br/3132859754229712http://lattes.cnpq.br/8356563990764861Dias, João Vinícius dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/6785952942095162Mendonça, Paulo Eduardo Xavier dehttp://lattes.cnpq.br/0208276312306226Corrêa, Karina da Silva Assis2023-03-09T13:01:38Z2023-12-21T03:09:53Z2023-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCORRÊA, Karina da Silva Assis. Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/19858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19858Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
title |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura Corrêa, Karina da Silva Assis Educação em saúde Vacinação Hesitação vacinal Recusa de vacinação Modelos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
title_short |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
title_full |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
title_sort |
Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura |
author |
Corrêa, Karina da Silva Assis |
author_facet |
Corrêa, Karina da Silva Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Neide Emy Kurokawa e http://lattes.cnpq.br/3132859754229712 http://lattes.cnpq.br/8356563990764861 Dias, João Vinícius dos Santos http://lattes.cnpq.br/6785952942095162 Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de http://lattes.cnpq.br/0208276312306226 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Karina da Silva Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Vacinação Hesitação vacinal Recusa de vacinação Modelos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
topic |
Educação em saúde Vacinação Hesitação vacinal Recusa de vacinação Modelos pedagógicos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
description |
A hesitação vacinal e recusa de vacinação se opõem à vacinação desde a criação das vacinas. O medo, angústia e anseios pelo desconhecido são da natureza humana. No entanto, o que fazer após décadas de comprovação científica acerca da importância da vacinação contra a ocorrência de grandes epidemias? Com foco no contexto da COVID-19, o presente estudo discorre acerca da hesitação vacinal, tomada como o atraso na aceitação ou recusa da vacinação, apesar da disponibilidade de serviços de vacinação, sobre os seus principais motivadores e estratégias de educação em saúde propostas para fazer face à mesma. Foi realizada revisão de literatura na Base da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS, abrangendo os anos entre 2020 e 2022. Dos 247 artigos levantados, foram analisados 47, após filtros e exclusões. A maior parte dos artigos foi publicada no ano de 2021, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Dentre os principais determinantes apontados para a hesitação à vacina figuram questões culturais como a religião, determinantes comportamentais como o medo, incerteza e desconfiança sobre a indústria farmacêutica ou fabricantes de vacinas, além de falta de informação ou conhecimento. A confiabilidade e segurança das vacinas despontaram como questões específicas da vacina e da vacinação. Para fazer face a essas barreiras, as propostas educativas apontadas tiveram como principal ponto de partida questões referentes a fake news, falta de informações e de comunicação em geral. Alguns estudos se detiveram em minorias étnicas, chamando a atenção para a necessidade de transmissão de informações culturalmente adaptadas. Os pais de crianças e profissionais de saúde também foram referidos como públicos alvo de intervenções pedagógicas, sempre com ênfase na transmissão de informações qualificadas, utilizando-se de diferentes estratégias, envolvendo dispositivos como rede social (WhatsApp) ou mesmo sensibilização de líderes religiosos. Embora se reconheça o papel da informação e dos meios para disseminá-la, tal ênfase tende a ignorar aquilo que se entende como uma pedagogia crítica, ou seja, uma proposta que ultrapasse a preocupação em transmissão de informações consideradas corretas por grupo de especialistas e invista mais na capacidade crítica da população para fazer suas escolhas e reivindicar outras medidas necessárias ao acesso à saúde como um todo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-09T13:01:38Z 2023-12-21T03:09:53Z 2023-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA, Karina da Silva Assis. Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. http://hdl.handle.net/11422/19858 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, Karina da Silva Assis. Hesitação vacinal e educação em saúde, no contexto da COVID-19: uma revisão de literatura. 2023. 49 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Estudos em Saúde Coletiva UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Estudos em Saúde Coletiva UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456042161537024 |