Comportamento estrutural de carcaça intertravada de dutos flexíveis sob tração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Nathalia França de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12714
Resumo: Dutos submarinos flexíveis de transporte de hidrocarbonetos são compostos por uma estrutura multicamadas, em que cada camada desliza de forma independente, gerando uma interação complexa. Ao longo de sua operação, tais estruturas estão sujeitas a diversos modos de falha, podendo gerar acidentes com resultados catastróficos. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento estrutural limite da carcaça intertravada sob carregamento axial trativo. Este modo de falha ainda é pouco conhecido pela indústria e com algumas ocorrências em aplicações de alta pressão e alta temperatura. O mecanismo de falha da carcaça por carregamento axial é o destravamento do seu perfil intertravado num processo de deformação elastoplástica, sendo fortemente influenciado pela geometria da estrutura e pelo material utilizado na sua fabricação. Foram desenvolvidos modelos numéricos e métodos experimentais com amostras de dutos comerciais retirados de operação para melhor compreender o fenômeno e determinar a capacidade da estrutura de resistir a essa solicitação.
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O mecanismo de falha da carcaça por carregamento axial é o destravamento do seu perfil intertravado num processo de deformação elastoplástica, sendo fortemente influenciado pela geometria da estrutura e pelo material utilizado na sua fabricação. Foram desenvolvidos modelos numéricos e métodos experimentais com amostras de dutos comerciais retirados de operação para melhor compreender o fenômeno e determinar a capacidade da estrutura de resistir a essa solicitação.Flexible subsea pipes for hydrocarbon transport are multi-layered structures, where each layer moves independently, in a complex interaction. Through the operation period, these structures can be subjected to many failure modes, resulting in accidents with catastrophic consequences. The objective of this work is to study the structural behaviour of the interlocked carcass under tensile axial load. This failure mode is still little known by the industry, with few occurrences in high pressure/high temperature applications. The carcass failure mechanism under axial load is the unlocking of the interlocked profile, in a process of elastoplastic deformation substantially influenced by the structure’s geometry and by the material used in fabrication. Numerical models and experimental methods were developed, using commercial pipe samples taken out from operation, in order to better understand the problem and to determine the structure capacity to resist to such loading condition.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-07-10T12:55:02Z No. of bitstreams: 1 NathaliaFrancaDeAzevedo-min.pdf: 4313031 bytes, checksum: fbf33366a3a8f3d7624b42c93b14b6c9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-10T12:55:02Z (GMT). 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