Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Camila Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17066
Resumo: Este trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento.
id UFRJ_331bc75ef53074b17cadb0dc6c358ec7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17066
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de ZiraldoEnsino fundamentalPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOEste trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJConstant, ElaineScofano, Reuber GerbassiMattos, Camila Ribeiro de2022-06-06T20:36:02Z2023-12-21T03:08:51Z2018-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/17066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17066Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
title Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
spellingShingle Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
Mattos, Camila Ribeiro de
Ensino fundamental
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
title_short Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
title_full Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
title_fullStr Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
title_full_unstemmed Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
title_sort Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
author Mattos, Camila Ribeiro de
author_facet Mattos, Camila Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Constant, Elaine
Scofano, Reuber Gerbassi
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Camila Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
topic Ensino fundamental
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
description Este trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
2022-06-06T20:36:02Z
2023-12-21T03:08:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/17066
identifier_str_mv MATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/17066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456030678581248