Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17066 |
Resumo: | Este trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento. |
id |
UFRJ_331bc75ef53074b17cadb0dc6c358ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17066 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de ZiraldoEnsino fundamentalPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOEste trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJConstant, ElaineScofano, Reuber GerbassiMattos, Camila Ribeiro de2022-06-06T20:36:02Z2023-12-21T03:08:51Z2018-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/17066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17066Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
title |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
spellingShingle |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo Mattos, Camila Ribeiro de Ensino fundamental Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
title_short |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
title_full |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
title_fullStr |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
title_full_unstemmed |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
title_sort |
Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
author |
Mattos, Camila Ribeiro de |
author_facet |
Mattos, Camila Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Constant, Elaine Scofano, Reuber Gerbassi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Camila Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
topic |
Ensino fundamental Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
description |
Este trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 2022-06-06T20:36:02Z 2023-12-21T03:08:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/17066 |
identifier_str_mv |
MATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456030678581248 |