Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10297 |
Resumo: | The objective of this thesis is to propose different solutions to improve the efficiency of the maritime component of the offshore logistics chain of a Brazilian oil company. A simulation model was developed in order to evaluate different operational strategies involving general cargo, water and diesel. In each scenario, the necessary fleet for delivery the products and the service levels were evaluated. Analyses were performed, based on a historical scenario of the company. The results show that there are more efficient operational strategies than the historical one, in which it is possible to reduce the fleet of supply vessels and increase the service levels. |
id |
UFRJ_378ab2b3a995447ff348d787f2376852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10297 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilísticaEngenharia de transportesCadeia de suprimento offshoreAtendimento marítimo offshoreSimulaçãoMultipropósitoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESThe objective of this thesis is to propose different solutions to improve the efficiency of the maritime component of the offshore logistics chain of a Brazilian oil company. A simulation model was developed in order to evaluate different operational strategies involving general cargo, water and diesel. In each scenario, the necessary fleet for delivery the products and the service levels were evaluated. Analyses were performed, based on a historical scenario of the company. The results show that there are more efficient operational strategies than the historical one, in which it is possible to reduce the fleet of supply vessels and increase the service levels.O objetivo desta dissertação é propor soluções para o aumento de eficiência do elo marítimo da cadeia logística offshore de uma empresa de petróleo brasileira. Foi construído um modelo de simulação para a avaliação de diferentes estratégias de operação envolvendo carga geral, água e diesel. Em cada cenário simulado, observou-se a frota necessária para a entrega dos produtos e os níveis de serviço associados. Todas as análises foram realizadas com base em um cenário de operação histórico da empresa. Os resultados mostram que existem modos de operação mais eficientes do que aquele adotado pela empresa no período da análise, em que é possível reduzir a frota de embarcações supridoras e aumentar o nível de serviço.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJRatton Neto, Hostilio Xavierhttp://lattes.cnpq.br/1108125949188355Ribeiro, Glaydston MattosFerreira Filho, Virgílio José MartinsMoreira, Pedro Chaves Meurer2019-10-29T14:21:20Z2023-12-21T03:01:47Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/10297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10297Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
title |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
spellingShingle |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística Moreira, Pedro Chaves Meurer Engenharia de transportes Cadeia de suprimento offshore Atendimento marítimo offshore Simulação Multipropósito CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
title_short |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
title_full |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
title_fullStr |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
title_full_unstemmed |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
title_sort |
Análise de aumento da eficiência do sistema marítimo offshore de transporte de carga por meio de simulação probabilística |
author |
Moreira, Pedro Chaves Meurer |
author_facet |
Moreira, Pedro Chaves Meurer |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ratton Neto, Hostilio Xavier http://lattes.cnpq.br/1108125949188355 Ribeiro, Glaydston Mattos Ferreira Filho, Virgílio José Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Pedro Chaves Meurer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de transportes Cadeia de suprimento offshore Atendimento marítimo offshore Simulação Multipropósito CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
topic |
Engenharia de transportes Cadeia de suprimento offshore Atendimento marítimo offshore Simulação Multipropósito CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
description |
The objective of this thesis is to propose different solutions to improve the efficiency of the maritime component of the offshore logistics chain of a Brazilian oil company. A simulation model was developed in order to evaluate different operational strategies involving general cargo, water and diesel. In each scenario, the necessary fleet for delivery the products and the service levels were evaluated. Analyses were performed, based on a historical scenario of the company. The results show that there are more efficient operational strategies than the historical one, in which it is possible to reduce the fleet of supply vessels and increase the service levels. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04 2019-10-29T14:21:20Z 2023-12-21T03:01:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/10297 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456000378929152 |