Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frid, Marina de Castro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1232
Resumo: Analisa a associação entre marcas e esportes. Embora notável o crescimento do esporte como negócio, muitos líderes empresariais ainda são reticentes sobre como lidar com um produto tão versátil. O esporte tem papel distinto na história de cada país, porém tem enorme capacidade de mobilizar pessoas das mais diversas origens. Por isso, ao mesmo tempo em que há espaço para crescer a indústria esportiva, podem prosperar aquelas empresas hábeis em integrar o esporte às suas estratégias. Os Jogos Olímpicos representam um caso interessante sobre o potencial e os riscos da parceria entre marcas de diversos segmentos para realização de um grande evento esportivo. Na década de 80, o Comitê Olímpico Internacional precisou recorrer a práticas de marketing e branding (i.e. gestão de marcas) para superar uma crise que ameaçou a viabilidade dos Jogos. Depois de aplicadas as mudanças, ser associado à marca das Olimpíadas significa um investimento milionário que muitas organizações almejam efetuar. O estudo aborda, portanto, o esporte como ferramenta para agregar valor a marcas, assim como o branding de marcas esportivas.
id UFRJ_3c15bdc7e2e2fc81e45281edcceca198
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1232
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos OlímpicosJogos olimpicosBrandingIndústria esportivaMarketing mixCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnalisa a associação entre marcas e esportes. Embora notável o crescimento do esporte como negócio, muitos líderes empresariais ainda são reticentes sobre como lidar com um produto tão versátil. O esporte tem papel distinto na história de cada país, porém tem enorme capacidade de mobilizar pessoas das mais diversas origens. Por isso, ao mesmo tempo em que há espaço para crescer a indústria esportiva, podem prosperar aquelas empresas hábeis em integrar o esporte às suas estratégias. Os Jogos Olímpicos representam um caso interessante sobre o potencial e os riscos da parceria entre marcas de diversos segmentos para realização de um grande evento esportivo. Na década de 80, o Comitê Olímpico Internacional precisou recorrer a práticas de marketing e branding (i.e. gestão de marcas) para superar uma crise que ameaçou a viabilidade dos Jogos. Depois de aplicadas as mudanças, ser associado à marca das Olimpíadas significa um investimento milionário que muitas organizações almejam efetuar. O estudo aborda, portanto, o esporte como ferramenta para agregar valor a marcas, assim como o branding de marcas esportivas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Barros, Sebastião Amoêdo dehttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785Abreu, EdianaCardoso, Monica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Frid, Marina de Castro2017-01-09T16:25:45Z2023-12-21T03:04:39Z2007-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFRID, Marina de Castro. Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1232Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
title Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
spellingShingle Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
Frid, Marina de Castro
Jogos olimpicos
Branding
Indústria esportiva
Marketing mix
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
title_full Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
title_fullStr Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
title_full_unstemmed Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
title_sort Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos
author Frid, Marina de Castro
author_facet Frid, Marina de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
Barros, Sebastião Amoêdo de
http://lattes.cnpq.br/9348394251309785
Abreu, Ediana
Cardoso, Monica Machado
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.author.fl_str_mv Frid, Marina de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos olimpicos
Branding
Indústria esportiva
Marketing mix
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Jogos olimpicos
Branding
Indústria esportiva
Marketing mix
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Analisa a associação entre marcas e esportes. Embora notável o crescimento do esporte como negócio, muitos líderes empresariais ainda são reticentes sobre como lidar com um produto tão versátil. O esporte tem papel distinto na história de cada país, porém tem enorme capacidade de mobilizar pessoas das mais diversas origens. Por isso, ao mesmo tempo em que há espaço para crescer a indústria esportiva, podem prosperar aquelas empresas hábeis em integrar o esporte às suas estratégias. Os Jogos Olímpicos representam um caso interessante sobre o potencial e os riscos da parceria entre marcas de diversos segmentos para realização de um grande evento esportivo. Na década de 80, o Comitê Olímpico Internacional precisou recorrer a práticas de marketing e branding (i.e. gestão de marcas) para superar uma crise que ameaçou a viabilidade dos Jogos. Depois de aplicadas as mudanças, ser associado à marca das Olimpíadas significa um investimento milionário que muitas organizações almejam efetuar. O estudo aborda, portanto, o esporte como ferramenta para agregar valor a marcas, assim como o branding de marcas esportivas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-22
2017-01-09T16:25:45Z
2023-12-21T03:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRID, Marina de Castro. Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/1232
identifier_str_mv FRID, Marina de Castro. Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955774603264