Francês língua estrangeira: aprendendo um segundo sistema de escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1691 |
Resumo: | Este trabalho focaliza a aprendizagem da ortografia do francês por estudantes brasileiros iniciantes. Trata-se, portanto, do estudo de francês enquanto língua estrangeira (FLE). Procura-se aqui responder à seguinte pergunta: semelhanças e diferenças entre o sistema de escrita conhecido e o que está em processo de aprendizado permitem prever as dificuldades iniciais desses estudantes? Para responder a essa questão, o trabalho compreende duas partes. Primeiramente, abordam-se os conceitos relativos à natureza dos sistemas de escrita. Em seguida, focalizam-se as correspondências entre grafemas e fonemas no sistema de escrita do português, primeiro sistema de escrita do aluno, e do francês, neste caso, o segundo sistema de escrita. Analisadas essas correspondências, apontam-se focos de dificuldade para o estudante em questão. Em relação ao português, o francês tem maior número de possibilidades de mapeamento múltiplo entre grafemas e fonemas; maior número de fonemas representados nas mesmas seis vogais do alfabeto latino; maior número de consoantes duplas, possibilidade de ocorrência de grafemas sem representação fonológica, além de regras de acentuação diferentes do português. Com relação às semelhanças entre o português e o francês, ambos os sistemas de escrita são fonográficos e ambas as escritas são em caracteres latinos. Assim, o maior desafio para o estudante está no fato de a ortografia do francês ser menos transparente fonologicamente do que a do português. |
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