A educação em saúde clientes de unidades básicas de saúde: uma contribuição do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Paula Riberto
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6298
Resumo: Observa a prática de educação em saúde realizada pelo enfermeiro com clientes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana do município de Juiz de Fora (MG); teve como objetivo analisar a prática de educação em saúde, traçando o perfil dos enfermeiros das UBSs, com descrição das ações desenvolvidas, identificando as estratégias didático-pedagógicas utilizadas no desenvolvimento da prática educativa e discutindo os fatores restritivos/impeditivos e os facilitadores para a prática das ações educativas. Os sujeitos foram os enfermeiros da rede básica de saúde que trabalhavam na área urbana e os dados foram obtidos através de questionário e observação sistematizada da prática educativa. A pesquisa foi descritiva, do tipo job-analysis. Os dados foram apresentados em tabelas e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados mostraram que: a maioria dos enfermeiros atuava há mais de dez anos em unidades de saúde e com formação na área de Saúde Pública; a maior parte não tinha formação voltada para área de ensino; a compreensão acerca da educação em saúde estava voltada para a informação para prevenção de doenças e agravos à saúde; consideravam a participação do cliente como de fundamental importância nas ações educativas; a estratégia de ensino mais utilizada era a exposição oral; dentre os recursos de ensino os mais utilizados eram cartazes e folhetos. Os enfermeiros apontaram o apoio da equipe e a aceitação da comunidade como fator facilitador para o desenvolvimento das ações educativas e como fatores restritivos/impeditivos, a falta de material, de tempo e de recursos humanos, sendo indicadas, por eles mesmos, medidas de integração da equipe, expansão dos recursos humanos e materiais para obter-se uma melhor qualificação da prática de educação em saúde.
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Os dados foram apresentados em tabelas e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados mostraram que: a maioria dos enfermeiros atuava há mais de dez anos em unidades de saúde e com formação na área de Saúde Pública; a maior parte não tinha formação voltada para área de ensino; a compreensão acerca da educação em saúde estava voltada para a informação para prevenção de doenças e agravos à saúde; consideravam a participação do cliente como de fundamental importância nas ações educativas; a estratégia de ensino mais utilizada era a exposição oral; dentre os recursos de ensino os mais utilizados eram cartazes e folhetos. Os enfermeiros apontaram o apoio da equipe e a aceitação da comunidade como fator facilitador para o desenvolvimento das ações educativas e como fatores restritivos/impeditivos, a falta de material, de tempo e de recursos humanos, sendo indicadas, por eles mesmos, medidas de integração da equipe, expansão dos recursos humanos e materiais para obter-se uma melhor qualificação da prática de educação em saúde.This assay deals with the educational practicing in health done by the nurse with patients in Health Basic Units (HBU) in the urban area in Juiz de Fora city (MG); its aim was to analyse the educational practicing in health by drawing the nurse' s profile in the HBUs, describing the developed actions, identifying the didatic pedagogical strategies used during the educational practicing and discussing the restrictive and facilitating factors do this practicing. The subjects were the nurses of the health basic net who worked in this urban area, and data were collected through questionnaires and observation of the educational practicing. It was a descriptive research, like a job-analysis. Data were presented in tables and analysed according to the theoretical reference. The results showed that: the majority of nurses had worked for more than ten years in health units and they were specialized in Public Health; the major part hadn't had teaching formation; comprehension in health education was driven towards information, illnesses prevention and health troubles; patient's participation was regarded as extremely important in educational actions; the most applied teaching strategy was oral explanation. Among the teaching resources, the most used ones were posters and folders. The nurses had pointed out the staff support and the community acceptance as facilitating factors to the development of educational activities, and, as restrictive factors, the lacking of material, time and human resources. Measures for crew integration and human resources and material expansion were indicated by themselves as necessaries to achieving a better qualification for the educational practicing in health.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2019-01-31T00:33:44Z No. of bitstreams: 1 278620.pdf: 6806196 bytes, checksum: 5f26aa17d8908bf612af06571151f12b (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-31T00:33:44Z (GMT). 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