Ser corpo: para um criar inteiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6623 |
Resumo: | Há infinitas formas de desenhar: com as mãos, pés, sentadas, em movimento. Crianças sabem bem disto. Mas aprendemos, conforme crescemos que devemos ter uma postura. Que há formas certas de se traçar sobre o papel. Que um desenho só é bom (ou correto) se forem cumpridas determinadas expectativas. Segundo Nietzsche (2011), na sociedade ocidental, Alma – razão, linguagem – e Corpo não apenas se opõem, como a alma subjulga o corpo. Há, no entanto, para o autor, a possibilidade de um equilíbrio entre as partes, uma unidade. É o que ele chama de Si mesmo. O ser inteiro (Duarte, 2017). Quando crianças, o gesto vinha do prazer motor, da curiosidade da experimentação. Enquanto crescíamos, estes gestos começavam a vir acompanhado de palavras, conceitos. Aos poucos o nomear tomou o lugar do gesto, da experimentação. Ensinamos a cabeça a dominar o corpo e deixamos a linguagem nos entorpecer (Serres, 2001). Assim, com base em investigação teórica e prática, a autora propõe e atua em uma série de exercícios que foram realizados periodicamente, registrados através de fotografias e relatórios e que deram origem a um livro. Experimentando com diferentes modos de desenhar, buscou-se conhecer mais sobre o criar e aquilo que o limita, e tornar, desta forma, o criar novamente inteiro. |
id |
UFRJ_3f30907b7b4e7463b4a14470d8898881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6623 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Ana Carolina Montezhttp://lattes.cnpq.br/5637925258074654Pires, Julie de Araujo2019-02-27T15:25:37Z2023-11-30T03:02:50Z2017-03FERREIRA, Ana Carolina Montez. Ser corpo: para um criar inteiro. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/6623Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2019-02-27T15:25:37Z No. of bitstreams: 1 AFerreira.pdf: 6486618 bytes, checksum: f42af2116f3149667a190c1641b9ec40 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T15:25:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFerreira.pdf: 6486618 bytes, checksum: f42af2116f3149667a190c1641b9ec40 (MD5) Previous issue date: 2017-03Há infinitas formas de desenhar: com as mãos, pés, sentadas, em movimento. Crianças sabem bem disto. Mas aprendemos, conforme crescemos que devemos ter uma postura. Que há formas certas de se traçar sobre o papel. Que um desenho só é bom (ou correto) se forem cumpridas determinadas expectativas. Segundo Nietzsche (2011), na sociedade ocidental, Alma – razão, linguagem – e Corpo não apenas se opõem, como a alma subjulga o corpo. Há, no entanto, para o autor, a possibilidade de um equilíbrio entre as partes, uma unidade. É o que ele chama de Si mesmo. O ser inteiro (Duarte, 2017). Quando crianças, o gesto vinha do prazer motor, da curiosidade da experimentação. Enquanto crescíamos, estes gestos começavam a vir acompanhado de palavras, conceitos. Aos poucos o nomear tomou o lugar do gesto, da experimentação. Ensinamos a cabeça a dominar o corpo e deixamos a linguagem nos entorpecer (Serres, 2001). Assim, com base em investigação teórica e prática, a autora propõe e atua em uma série de exercícios que foram realizados periodicamente, registrados através de fotografias e relatórios e que deram origem a um livro. Experimentando com diferentes modos de desenhar, buscou-se conhecer mais sobre o criar e aquilo que o limita, e tornar, desta forma, o criar novamente inteiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHODesenhoCorpo humanoPartes do corpoSer corpo: para um criar inteiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAFerreira.pdfAFerreira.pdfapplication/pdf6486618http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6623/1/AFerreira.pdff42af2116f3149667a190c1641b9ec40MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6623/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/66232023-11-30 00:02:50.381oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ser corpo: para um criar inteiro |
title |
Ser corpo: para um criar inteiro |
spellingShingle |
Ser corpo: para um criar inteiro Ferreira, Ana Carolina Montez CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO Desenho Corpo humano Partes do corpo |
title_short |
Ser corpo: para um criar inteiro |
title_full |
Ser corpo: para um criar inteiro |
title_fullStr |
Ser corpo: para um criar inteiro |
title_full_unstemmed |
Ser corpo: para um criar inteiro |
title_sort |
Ser corpo: para um criar inteiro |
author |
Ferreira, Ana Carolina Montez |
author_facet |
Ferreira, Ana Carolina Montez |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5637925258074654 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Carolina Montez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Julie de Araujo |
contributor_str_mv |
Pires, Julie de Araujo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO Desenho Corpo humano Partes do corpo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Corpo humano Partes do corpo |
description |
Há infinitas formas de desenhar: com as mãos, pés, sentadas, em movimento. Crianças sabem bem disto. Mas aprendemos, conforme crescemos que devemos ter uma postura. Que há formas certas de se traçar sobre o papel. Que um desenho só é bom (ou correto) se forem cumpridas determinadas expectativas. Segundo Nietzsche (2011), na sociedade ocidental, Alma – razão, linguagem – e Corpo não apenas se opõem, como a alma subjulga o corpo. Há, no entanto, para o autor, a possibilidade de um equilíbrio entre as partes, uma unidade. É o que ele chama de Si mesmo. O ser inteiro (Duarte, 2017). Quando crianças, o gesto vinha do prazer motor, da curiosidade da experimentação. Enquanto crescíamos, estes gestos começavam a vir acompanhado de palavras, conceitos. Aos poucos o nomear tomou o lugar do gesto, da experimentação. Ensinamos a cabeça a dominar o corpo e deixamos a linguagem nos entorpecer (Serres, 2001). Assim, com base em investigação teórica e prática, a autora propõe e atua em uma série de exercícios que foram realizados periodicamente, registrados através de fotografias e relatórios e que deram origem a um livro. Experimentando com diferentes modos de desenhar, buscou-se conhecer mais sobre o criar e aquilo que o limita, e tornar, desta forma, o criar novamente inteiro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-27T15:25:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Ana Carolina Montez. Ser corpo: para um criar inteiro. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6623 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Ana Carolina Montez. Ser corpo: para um criar inteiro. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6623/1/AFerreira.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6623/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f42af2116f3149667a190c1641b9ec40 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097127376355328 |