Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Carolina Soares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18279
Resumo: No início do ano de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia de covid-19, causada pelo vírus SARS-COV-2 que tem como recomendação de combate o distanciamento social, higienização constante, uso de máscaras pela população e quarentena de proporção global para reprimir a disseminação do vírus causador da doença. A quarentena obrigatória devido a pandemia fez com que novos hábitos fossem desenvolvidos pela população. Aulas online, home office, exercício físico, entretenimento e outras atividades em casa fizeram com que os brasileiros aumentassem suas compras para adaptarem suas casas para atividades que antes eram externas, cientes do risco de contaminação ao sair de casa e com boa parte das lojas e comércio físico fechados esse cenário fez com que a transformação digital do varejo acelerasse e os consumidores se tornassem adeptos das compras online. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da pandemia de covid-19 nos resultados das empresas do setor de varejo listadas na B3, considerando serem empresas que foram essenciais para a aquisição e distribuição dos bens de consumo ao longo da pandemia. Este estudo possui abordagem quali-quantitativa e de natureza descritiva. Através da análise das Demonstrações contábeis e indicadores financeiros do ano de 2019 e 2020 das maiores empresas de varejo em valor de mercado listadas na B3: Magazine Luíza e Lojas Americanas.
id UFRJ_3f57338323586110548fd68263e1f854
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18279
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Castro, Maria Carolina Soares dehttp://lattes.cnpq.br/4458364362991989Mattos, Fernando Cesar da Cunha2022-08-09T20:46:58Z2023-11-30T03:05:09Z2022CASTRO, Maria Carolina Soares de. Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/18279Submitted by Juliana Pinho (julianafpinho5@gmail.com) on 2022-07-14T14:54:44Z No. of bitstreams: 1 MCSCastro.pdf: 392220 bytes, checksum: 5c614077a63b1a7d138ebfb337ef2bc5 (MD5)Approved for entry into archive by Margarete Reis (margaretereis@ccje.ufrj.br) on 2022-08-09T20:46:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MCSCastro.pdf: 392220 bytes, checksum: 5c614077a63b1a7d138ebfb337ef2bc5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-09T20:46:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCSCastro.pdf: 392220 bytes, checksum: 5c614077a63b1a7d138ebfb337ef2bc5 (MD5) Previous issue date: 2022No início do ano de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia de covid-19, causada pelo vírus SARS-COV-2 que tem como recomendação de combate o distanciamento social, higienização constante, uso de máscaras pela população e quarentena de proporção global para reprimir a disseminação do vírus causador da doença. A quarentena obrigatória devido a pandemia fez com que novos hábitos fossem desenvolvidos pela população. Aulas online, home office, exercício físico, entretenimento e outras atividades em casa fizeram com que os brasileiros aumentassem suas compras para adaptarem suas casas para atividades que antes eram externas, cientes do risco de contaminação ao sair de casa e com boa parte das lojas e comércio físico fechados esse cenário fez com que a transformação digital do varejo acelerasse e os consumidores se tornassem adeptos das compras online. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da pandemia de covid-19 nos resultados das empresas do setor de varejo listadas na B3, considerando serem empresas que foram essenciais para a aquisição e distribuição dos bens de consumo ao longo da pandemia. Este estudo possui abordagem quali-quantitativa e de natureza descritiva. Através da análise das Demonstrações contábeis e indicadores financeiros do ano de 2019 e 2020 das maiores empresas de varejo em valor de mercado listadas na B3: Magazine Luíza e Lojas Americanas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISCOVID-19E-commerceIndicadores econômicosIndicadores financeirosVarejoRentabilidadeImpactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18279/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMCSCastro.pdfMCSCastro.pdfapplication/pdf392220http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18279/1/MCSCastro.pdf5c614077a63b1a7d138ebfb337ef2bc5MD5111422/182792023-11-30 00:05:09.046oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
title Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
spellingShingle Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
Castro, Maria Carolina Soares de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
COVID-19
E-commerce
Indicadores econômicos
Indicadores financeiros
Varejo
Rentabilidade
title_short Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
title_full Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
title_fullStr Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
title_full_unstemmed Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
title_sort Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
author Castro, Maria Carolina Soares de
author_facet Castro, Maria Carolina Soares de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4458364362991989
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Carolina Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattos, Fernando Cesar da Cunha
contributor_str_mv Mattos, Fernando Cesar da Cunha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
COVID-19
E-commerce
Indicadores econômicos
Indicadores financeiros
Varejo
Rentabilidade
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
E-commerce
Indicadores econômicos
Indicadores financeiros
Varejo
Rentabilidade
description No início do ano de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia de covid-19, causada pelo vírus SARS-COV-2 que tem como recomendação de combate o distanciamento social, higienização constante, uso de máscaras pela população e quarentena de proporção global para reprimir a disseminação do vírus causador da doença. A quarentena obrigatória devido a pandemia fez com que novos hábitos fossem desenvolvidos pela população. Aulas online, home office, exercício físico, entretenimento e outras atividades em casa fizeram com que os brasileiros aumentassem suas compras para adaptarem suas casas para atividades que antes eram externas, cientes do risco de contaminação ao sair de casa e com boa parte das lojas e comércio físico fechados esse cenário fez com que a transformação digital do varejo acelerasse e os consumidores se tornassem adeptos das compras online. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da pandemia de covid-19 nos resultados das empresas do setor de varejo listadas na B3, considerando serem empresas que foram essenciais para a aquisição e distribuição dos bens de consumo ao longo da pandemia. Este estudo possui abordagem quali-quantitativa e de natureza descritiva. Através da análise das Demonstrações contábeis e indicadores financeiros do ano de 2019 e 2020 das maiores empresas de varejo em valor de mercado listadas na B3: Magazine Luíza e Lojas Americanas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-09T20:46:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Maria Carolina Soares de. Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18279
identifier_str_mv CASTRO, Maria Carolina Soares de. Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/18279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18279/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18279/1/MCSCastro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
5c614077a63b1a7d138ebfb337ef2bc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097255874101248