Os impactos da interferência da governança corporativa na detecção de fraudes contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gabriel Eccard Pimentel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15129
Resumo: Nos últimos anos ocorreram grandes mudanças econômicas, políticas e culturais em decorrência do desenvolvimento econômicos de grandes organizações e através da globalização. Essas mudanças tendem a não ser mais administradas, em decorrência do crescimento das organizações, somente pelos seus proprietários ou membros de sua família e sim por profissionais remunerados pela realização de suas atividades. Como efeito de todo esse processo, as grandes organizações mundiais tornaram-se bem complexas e um alto valor monetário tem transitado por elas. Com a complexidade e esse alto valor monetário em transito, verificou-se a necessidade imediata de ferramentas e práticas que pudessem trazer maior controle gerencial, e assim implementar o desenvolvimento de melhores controles internos por sistemas, otimização do desempenho de uma companhia, ao proteger todos os stakeholders. No Brasil, foi criado o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, para ser o principal órgão de criação de regulamentos e diretrizes da Governança Corporativa a fim de estabelecer um melhor relacionamento das empresas com seus interessados. A Governança veio para solucionar o conflito da divergência de pensamentos entre os proprietários e administradores que detém poder de decisão, denominado em conflito de agência. No geral, é visto que a Governança Corporativa pode agregar à empresa quando utilizada juntamente com uma boa governança, com maior qualidade do negócio, buscando mais receita para a organização e no desenvolvimento de uma administração ética. No mercado financeiro, esses fatores são de grande relevância e, com isso, pode ocasionar em maiores investimentos tanto por usuários das informações já internos quanto externos, alcançando ainda mais stakeholders para a companhia.
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